Nossa Cidade
Câmara realiza segunda e última audiência pública para discussão do PIDS
A Câmara Municipal de Campinas realizou neste sábado, 30 de novembro, a segunda audiência pública para discussão com a população do projeto de lei que cria o Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) no distrito de Barão Geraldo. Foi o último encontro do tipo no âmbito do Legislativo – agora, o projeto vai tramitar nas comissões fixas da Casa antes de ser votado no plenário.
Antes do projeto chegar à Câmara, 12 encontros com a população de Barão Geraldo foram realizados para o recebimento de propostas para adequação do PIDS, com cerca de 500 participações e mais de 1.130 sugestões apresentadas. Todas as sugestões recebidas, inclusive neste sábado, serão analisadas pela Prefeitura.
Participaram da audiência o presidente da Comissão Permanente de Política Urbana, vereador Arnaldo Salvetti; o presidente da Câmara, Luiz Rossini; a secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat; o secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado; o secretário municipal de Justiça, Peter Panutto; o secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini; o secretário Municipal do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rogério Menezes; o gerente jurídico de Empreendimentos Sociais da Companhia de Habitação (Cohab), Marcelo Ferreira da Silva; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi; o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Júnior e o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meireles, além do gestor de parceiras da Coordenadoria do Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDs) da Unicamp, Eduardo Gurgel do Amaral.
O projeto de lei em discussão propõe novas regras de zoneamento na área do PIDS, com a redução do número de andares nas construções na área de ampliação do polo, que hoje é de até 12 andares ou 23 metros de altura, para quatro andares.
Na área que engloba o Ciatec 2 e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e PUC-Campinas as regras são diferenciadas. Nessa área, definida como Zona de Atividade Econômica, e que será o centro do PIDS e do Hub Internacional, serão permitidas construções de até sete pavimentos, sem limite de altura.
O projeto tem, também, enfoque no meio ambiente e áreas de convivência da comunidade. Ele cria o Parque Ambiental Anhumas ao longo do Ribeirão Anhumas e mantém todas as condicionantes ambientais vigentes. Ciclovias, calçadas mais largas e as ruas na zona de centralidade devem ser divididas entre espaços para deslocamentos a pé e de bicicletas e menor incentivo ao uso de carros particulares.
As principais questões apresentadas na audiência foram sobre a necessidade de prevenir eventuais impactos ambientais gerados pelo polo e sobre a implantação de moradias de interesse social.
O PIDS
O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) engloba uma área de 17 milhões de metros quadrados onde estão o polo de alta tecnologia e zona de expansão, as áreas da Unicamp e PUC-Campinas. Área inclui também o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, com seus mais de 11 milhões de metros quadrados, compreendendo a Fazenda Argentina.
O HIDS tem como foco a integração de práticas sustentáveis, desenvolvimento de tecnologias e inovação, de forma a englobar todas as metas da agenda 2030 da ONU.
Como distrito sustentável modelo o HIDS se propõe a ser uma zona franca de conhecimento, promotora de estudos, pesquisas e aplicações em conjunto com instituições e empresas (nacionais e internacionais), produzindo tecnologias sustentáveis em integração com a comunidade externa.