Connect with us

Nossa Cidade

Câmara recebe representante dos refugiados venezuelanos em Campinas e cria projeto que institui o Dia da Comunidade Venezuelana no Calendário Oficial da nossa cidade

Publicado

em

“A crise na Venezuela levou mais de 50 mil cidadãos venezuelanos a se refugiarem em outros países e o Brasil concentra o segundo maior número de solicitações desses refugiados. Embora isso cause impacto em nossa cidade e região metropolitana, requer iniciativas do poder público, que não pode ficar alheio à essa crise humanitária”, disse o vereador Campos Filho (DEM) ao abrir a Reunião da Comissão de Assuntos da Região Metropolitana de Campinas, nessa quarta (18).
O parlamentar recebeu José Jesus Ortiz, pianista venezuelano e ativista da causa humanitária de seus conterrâneos refugiados, e já mora em Campinas há 3 anos, com sua esposa. “Nossa situação na Venezuela está muito grave, temos falta de medicamentos e alimentos, mesmo que tenhamos dinheiro para comprar. Na RMC hoje são cerca de 70 venezuelanos, sendo 20 refugiados aqui em Campinas, e nós queremos trabalhar e contribuir para a cidade que nos recebeu tão bem”, explicou o ativista.
Para resgatar a auto estima dessas pessoas, que se viram obrigadas a deixar suas casas, familiares e amigos para começar do zero num novo país, Campos Filho (DEM)  protocolou um Projeto de Lei Ordinária, que está em tramitação na Casa, já com parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Espertes, para a instituição do Dia da Comunidade Venezuelana. Sendo aprovado, a data passará a constar do calendário oficial de Campinas, sendo comemorado todo dia 5 de julho. “Essa data representa muito para nós, pois é o dia da independência da Venezuela”, destaca José. E o parlamentar finaliza: “Buscamos, com esse projeto, despertar as pessoas para essa situação, além de externar a amizade e união entre esses dois povos”.  
Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional

Continue Reading
Publicidade

Copyright ©2014-2020 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados.