Connect with us

Nossa Cidade

Caminhada fotográfica percorre pontos históricos de Campinas no domingo

Acontece em Campinas neste domingo, 25 de agosto, a 19ª edição da Caminhada Fotográfica Hércules Florence. Com o objetivo de fotografar os principais pontos turísticos e históricos da cidade, o passeio terá início às 8h30, no Centro de Convivência Cultural, no Cambuí.

 

 

 

Os participantes poderão registrar a caminhada com suas câmeras fotográficas, aparelhos celulares ou apenas apreciar o passeio sem fotografar. Eles serão acompanhados por coordenadores especializados em fotografia de rua, fotografia de arquitetura e mobigrafia – fotografia com celular.

 

 

 

O trajeto contempla dezenas de pontos turísticos e históricos de Campinas. Nesta edição, o organizador do evento Carlos Rincon destaca que haverá um percurso temático com foco em prédios históricos da cidade dedicados à educação: são as Escolas Estaduais Carlos Gomes, Francisco Glicério, Culto à Ciência e Orosimbo Maia. “São patrimônios históricos e culturais que precisam ser preservados e valorizados”, afirma Rincon.

 

 

 

O roteiro também prevê a possibilidade de explorar a fotografia de arquitetura e de rua do município, captando os aspectos do cotidiano de Campinas e da população. No percurso, outros pontos que fazem parte da rica história da cidade, como as praças Carlos Gomes e Professora Silvia Simões Magro, na qual está o busto do fotógrafo francês Hércules Florence e será o local para o registro oficial com todos os participantes da caminhada.

 

 

 

Em seguida, o grupo segue o passeio desfrutando de várias paisagens urbanas e patrimônios históricos e culturais, entre elas a Catedral Metropolitana, Palácio da Justiça, a Praça Guilherme de Almeida, Largo do Rosário, Mercado Municipal, Prédio da Beneficência Portuguesa, entre outros. O ponto final da caminhada é a Estação Cultura, antiga estação de trem da cidade e um dos principais cartões postais de Campinas. “Faremos um trajeto especial para percorrer fotografando com tranquilidade, com tempo suficiente para escolher nossos assuntos, socializar com os participantes e, para quem desejar, trocar informações sobre o percurso com o historiador Américo Villela”, projeta o organizador Carlos Rincon.

 

 

 

O evento é gratuito e os interessados devem se inscrever pelo site bit.ly/caminhadahf2018. A caminhada conta com o apoio de fotógrafos convidados e da Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e da Secretaria de Cultura.

 

 

 

Hércules Florence

 

Francês, radicado em Campinas, Hércules Florence foi um importante colaborador no processo de descobrimento da fotografia no Brasil, principalmente na área de fixar imagens em câmera escura e no processo de impressão fotográfica.

 

 

 

Palestra no sábado

 

No sábado, dia 24 de agosto, fazendo parte do projeto da Caminhada Fotográfica Hércules Florence, será realizado, sob a curadoria de Marcos Varanda, um ciclo de palestras sobre fotografia com a presença de especialistas. A participação é gratuita. O evento ocorre das 15h às 20h, no Museu da Imagem e Som (MIS) de Campinas (Rua Regente Feijó, 859, Centro. Campinas).

 

 

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com