Connect with us

Nossa Cidade

Campanha 3Rs faz blitz educativa para motociclistas na 6ª, na área central

Como parte da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), a região central recebe uma blitz educativa voltada para motociclistas, nesta sexta-feira, dia 26 de novembro, a partir das 14h30. O evento ocorre na sede da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), que fica na Rua Delfino Cintra, número 63. Não é necessária inscrição prévia para a participação dos motociclistas.  

Lançada pela Prefeitura de Campinas para conscientizar motociclistas, prevenir acidentes e preservar vidas, a Campanha 3Rs é intersetorial e coordenada pelas secretarias de Transportes (Setransp), Saúde e Segurança Pública; e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O movimento envolve, ainda, organizações e parceiros privados.  

Nos encontros com os motociclistas, os profissionais da área de Educação para Mobilidade, da Emdec, realizam abordagens educativas, distribuem folhetos informativos e orientam os motociclistas sobre os principais fatores de risco e as formas de prevenção de acidentes de trânsito. Na área externa, agentes da Mobilidade Urbana realizam a sinalização viária e organizam a entrada dos motociclistas, com apoio da Guarda Municipal.  

“A blitz educativa integra um plano de conscientização pensado para preservar a vida de motociclistas. Construir um trânsito mais seguro só é possível com a colaboração de todos que circulam pelas vias da cidade”, destaca o secretário de Transportes, Vinicius Riverete. 

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, explica que “com o compromisso principal de defender vidas, a Campanha ‘Respeite, Repense, Reduza’ está levando para as ruas e canais digitais diversas peças de comunicação que alertam sobre os comportamentos que colocam os motociclistas em risco no trânsito”. 

A Sociedade de Medicina e Cirurgia projetará vídeos de orientação aos motociclistas. Alunos da Liga do Trauma da Unicamp ensinarão manobras de primeiros-socorros, explicando como proceder diante de uma ocorrência de trânsito.  

A concessionária AB Colinas irá distribuir materiais informativos e brindes, como adesivo refletivo para capacetes e antenas corta-pipa. Todos os motociclistas participantes irão concorrer a capacetes, por sorteio. 

Além dos parceiros envolvidos nas abordagens educativas, a ação conta com o apoio da Guarda Municipal e da Sanasa. As primeiras blitze educativas da Campanha 3Rs foram realizadas nos dias 5 e 12 de novembro, nas avenidas José de Souza Campos (Norte-Sul) e Theodureto de Almeida Camargo. No total, cerca de 450 motociclistas participaram.  

Acidentalidade 

A Campanha 3Rs busca reduzir os números alarmantes de acidentes e mortes envolvendo motociclistas. De acordo com dados do Comitê de Análise de Acidentes do Observatório Municipal do Trânsito de Campinas, os motociclistas estiveram envolvidos em 48% dos acidentes fatais registrados entre os meses de janeiro e agosto de 2021. Foram 45 vidas perdidas de motociclistas, sendo 22 registrados nas vias urbanas e 23 nas rodovias.  

As mensagens da campanha são apelos diretos aos motociclistas para que façam a diferença no trânsito, preservando a sua vida e a do próximo. Elas chamam a atenção para o respeito aos semáforos e à sinalização de trânsito, convidando esse público a reduzir a velocidade e repensar atitudes, como o uso de álcool e a opção por manobras perigosas.  

Para saber mais, acompanhe as redes sociais da Emdec no Instagram, Facebook e Twitter ou acesse o hotsite da campanha (www.emdec.com.br/Campanha3Rs), que descreve toda a proposta e disponibiliza as peças educativas para download.  

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com