Connect with us

Nossa Cidade

Campanha de Prevenção ao Câncer Oral, no Largo do Rosário, marca a abertura do 8º Congresso Uniodonto Campinas

Uso terapêutico do botox para conter o bruxismo e tratamento estético de redução da bochecha estão entre os destaques deste que é o maior evento regional do setor. O Congresso acontece no Expo Dom Pedro.

O 8° Congresso Uniodonto Campinas, dias 24, 25 e 26 de agosto, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro, anexo ao Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, será precedido de uma Campanha de Prevenção ao Câncer Oral, que acontecerá no dia 23 de agosto, quarta-feira, no Largo do Rosário, das 9h às 15h. O objetivo é identificar possíveis lesões cancerizáveis, orientar sobre o autoexame da boca e informar a população sobre a doença, cujo diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura.

O câncer oral já ocupa o 8º lugar entre os cânceres de maior incidência no país em número de casos diagnosticados e apresenta uma importante mudança no perfil da população atingida. Alguns anos atrás acometia bem mais os homens que as mulheres, na proporção de 5 para 1 e era mais frequente a partir da faixa etária de 40 anos, justamente porque uso de álcool e tabaco são os principais fatores de risco.

Embora continue sendo mais comum na população masculina, a proporção caiu para 3 casos em homens para cada um caso em mulher. Aumentou também a incidência em pessoas mais jovens, abaixo de 40 anos. A mudança é atribuída ao aumento do consumo de álcool e tabaco pela população feminina e ao consumo cada vez mais precoce de bebida alcoólica e cigarro pela população jovem. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que em 2016 foram notificados 15.500 novos casos de câncer de cavidade oral no Brasil, sendo 65% em homens e 35% em mulheres.

Duas equipes de dentista e uma unidade móvel serão mobilizadas na campanha. A avaliação é para verificar eventual alteração de cor na cavidade bucal, manchas brancas, vermelhas ou negras e úlceras com mais de 15 dias. O foco será em pessoas com mais de 15 anos.

A mais recente edição da campanha, em 2015, avaliou 120 pessoas, com média de idade de 50 anos. As 20 lesões cancerizáveis suspeitas, encontradas nos examinados foram encaminhadas ao Hospital Municipal “Mário Gatti”, que é referência em tratamento oncológico, e à Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic para avaliações mais precisas e tratamento.


O 8° Congresso Internacional

Durante dois dias e meio, de 24 a 26 de agosto, os profissionais da Odontologia poderão se atualizar em mais de 96 cursos e palestras que integram a grade científica que abrange todas as especialidades odontológicas, e conhecer de perto novas tecnologias, materiais, equipamentos e produtos odontológicos expostos na feira que ocupará cinco mil metros quadrados. A grade completa do evento está disponível no portal www.uniodontocamp.com.br/congresso.

Além de palestras e cursos teóricos que serão ministrados por professores renomados dentro e fora do Brasil, a oitava edição do Congresso traz uma ampla grade de aulas práticas e oficinas, com 35 diferentes temas. As atividades de hands-on sobre o uso terapêutico da Toxina Botulínica para conter o bruxismo e as técnicas de tratamento estético de Bichectomia (redução das bochechas) estão entre os destaques da grade científica. Palestras motivacionais também integram a programação com as presenças de palestrantes prestigiados no mundo corporativo, como Leandro Karnal, Amyr Klink, Carlos Hilsdorf e Martha Gabriel.

Serviço

Evento: Campanha de Prevenção ao Câncer Oral

Dia: 23 de agosto, quarta-feira, das 9h00 às 15h00.

Local: Largo do Rosário, Centro de Campinas.

Serviço

Evento: 8º Congresso Uniodonto Campinas

Dias: 24 e 25/08, das 8 às 20h; 26/08, das 8h às 12h.

Local: Centro de Convenções Expo Dom Pedro, pavilhão anexo ao Parque D. Pedro Shopping, em Campinas/SP.

Informações: no site www.uniodontocampinas.com.br/congresso ou pelo telefone (19) 3322-4059

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com