Connect with us

Nossa Cidade

Campanha do Agasalho de Campinas encerra com 16,6 toneladas de doação

A Campanha do Agasalho de Campinas concluiu nesta quarta-feira, dia 17, a contagem das doações entregues, atingindo a marca de 16.623. “Quero agradecer a cada doador por sua generosidade. Essa campanha tem a cara e o espírito solidário do povo de Campinas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

O propósito da Campanha do Agasalho foi a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. No ano passado, a Campanha do Agasalho chegou a 21 toneladas, mas as temperaturas amenas do inverno este ano diminuíram tanto a demanda quanto a oferta de agasalhos e cobertores.

No dia 6 de agosto, entidades assistenciais e servidores municipais realizaram um mutirão de triagem no ginásio dos Patrulheiros para facilitar o processo de entrega para Organizações da Sociedade Civil e para órgãos públicos como o Albergue Municipal.

Shopping

O Parque D. Pedro Shopping, administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, entregou ao final da Campanha do Agasalho mais de 350 quilos de doações. A arrecadação de 2022 foi 45% superior em comparação a do ano passado.

“No final de junho, realizamos a primeira entrega de peças arrecadadas desde o início da campanha, o equivalente a 157 quilos de doações. Esse resultado inspirou ainda mais a solidariedade e a continuidade dessa iniciativa, que temos o orgulho de participar todos os anos”, afirmou a gerente de marketing do Parque D. Pedro Shopping, Taís Tavares. Ao final da Campanha, foram entregues mais de 1,4 mil peças pelo empreendimento.

“Somos um shopping referência no interior de São Paulo, que recebe diariamente um público significativo de várias cidades. Assim, entendemos a importância de sermos, como empresa socialmente responsável, apoiadores de ações e atividades que visam ajudar ao próximo”, completou.

O Parque D. Pedro Shopping iniciou em maio a arrecadação de doações para a Campanha do Agasalho 2022. As entradas das Flores, das Águas, das Colinas, das Pedras e das Árvores contaram com uma caixa personalizada para a arrecadação. O shopping também contou com um ponto de coleta no PEG, espaço localizado no estacionamento, que permitiu a entrega das doações pelo drive-thru.

Operação Inverno

Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro. Desde que começou, já foram registrados 5.670 atendimentos, foram distribuídos 9.614 cobertores e realizados 1.087 encaminhamentos ao abrigo municipal.

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas.

Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h.

Desde 5 de maio, a secretaria ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 80 vagas na Casa da Cidadania.

Além da Operação Inverno, por meio do SOS Rua, a Prefeitura de Campinas mantém outras políticas públicas voltadas à população em situação de rua.

Clique aqui e confira outros programas voltados para a população em situação de rua.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com