Connect with us

Nossa Cidade

Campinas apresenta ao Brics seu potencial em ciência e tecnologia

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recepcionou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e os ministros de Ciência e Tecnologia dos países do bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, conhecido como Brics, que estiveram em Campinas para realizar visita técnica ao Sirius. As autoridades percorreram as instalações da Fonte de Luz Síncrotron de 4ª geração na tarde desta quinta-feira, dia 19 de setembro, destacando que o equipamento está em fase final de testes no Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (Cnpem).

 

 

O prefeito disse aos ministros que acompanha o projeto Sirius desde o início da implantação, a partir da primeira pedra fundamental, ainda no seu primeiro mandato à frente do governo municipal, e que a cada evolução fica mais impressionado. “É uma alegria receber o ministro Carlos Pontes para testemunhar esse grande projeto que o governo brasileiro construiu na cidade de Campinas. Também é grande a satisfação de recepcionar os ministros de Ciência e Tecnologia dos países do bloco Brics, desse setor tão importante para a nossa cidade. É a primeira vez no mundo que um município que não é capital recebe uma reunião como essa. A anterior foi em Moscou e isso mostra a força que Campinas tem: a força da inovação”.

 

 

Jonas Donizette explicou aos ministros que a visita ocorre em uma semana muito especial para Campinas, eleita a cidade mais inteligente e mais conectada do Brasil. Ele também cumprimentou os ministros de outros países do Brics pela estada em Campinas. “Aos países que aqui estão, nossos amigos, irmãos, ministros que vêm aqui para esse importante encontro, levem ao seu povo, à sua gente, o nosso abraço fraternal e a certeza de que o Brasil é um país que quer caminhar junto com vocês rumo a um futuro melhor para todos os nossos povos”.

 

 

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse que estava muito feliz em receber o prefeito e os ministros dos países do Brics no Sirius. “É um evento importante para o país. Falamos de uma área que tem grande potencial de cooperação para trazer benefícios mútuos para todos os nossos países e eu estou feliz demais em poder recebê-los aqui neste prédio. É importante todos verem que 80% do que já foi feito aqui é contratado no Brasil.”

 

 

Ao final da visita, o prefeito afirmou que “eles ficaram muito bem impressionados com o Sirius, assim como com o vídeo da cidade de Campinas. Eu espero que nós tenhamos outros eventos semelhantes”. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, André von Zuben, acompanhou a visita.

 

 

Marcos Pontes e os demais ministros assistiram o vídeo de apresentação de Campinas, que enfatiza o potencial econômico do município. Eles vieram a Campinas para participar da 7ª Reunião Ministerial sobre Ciência, Tecnologia, Inovação do Brics. O evento, cuja abertura oficial foi na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro, tinha o objetivo de debater, entre outros temas, as prioridades e políticas dos países do bloco em ciência e tecnologia, bem como a aprovação do Plano de Trabalho do Brics em Ciência, Tecnologia e Inovação 2019-2022.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com