Connect with us

Nossa Cidade

Campinas, capitais e Governo Federal discutem ações contra a Covid-19

As cidades devem gerir localmente estratégias de combate à pandemia do novo coronavírus e o Governo Federal auxiliará no cumprimento dos planos de gestão da crise que forem apresentados pelos municípios e Estados. Esse foi o tom da videoconferência realizada na manhã deste domingo, dia 22 de março, pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), tendo à frente o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Em mais de três horas, os prefeitos de 27 capitais e o de Campinas apresentaram ao Governo Federal informações sobre medidas que estão sendo adotadas nos municípios, solicitações e também fizeram questionamentos sobre como gerir a situação. O secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, e o presidente da Rede Municipal Mário Gatti de Urgência e Emergência, Marcos Pimenta, também participaram do encontro ao lado do prefeito.

Os pontos básicos foram sobre envio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as equipes de frente no atendimento de casos de coronavírus; liberação de recursos financeiros emergenciais; habilitação de leitos temporários em hospitais e unidades de urgência e emergência, tanto de internação quanto de unidades de terapia intensiva (UTIs); contratação de médicos rapidamente e também a normatização dos atestados de afastamento para profissionais da Saúde. A FNP também encaminhou sugestão para medidas de amparo para pessoas em situação de vulnerabilidade social durante a quarentena.

Um dos principais pedidos dos prefeitos foi para que um comitê intrafederativo de gestão da crise harmonize as decisões que estão sendo tomadas em diferentes níveis de governo. O presidente Bolsonoro, em sua fala de abertura na videoconferência pediu que os prefeitos “busquem alternativas para a solução do problema”, evitando pânico.

Jonas Donizette reforçou para o presidente a necessidade de comunicar para a população que a situação demanda atenção. “O que o senhor fala tem muita influência. É preciso falar que realmente é uma situação grave a que o Brasil vive”, pediu.

O ministro da Saúde também falou da necessidade de todos trabalharem juntos e tecnicamente. Mandetta solicitou que os prefeitos definam seus planos de contingência locais e os mantenham atualizados, enviando por e-mail nesta próxima segunda-feira sugestões que sejam específicas para as capitais e municípios de referência regional, como é o caso de Campinas e sua região metropolitana.

Estratégia nacional

Todos os prefeitos puderam falar e apresentar seus posicionamentos durante a reunião. O tema foi debatido por regiões do País, capital a capital. O prefeito de Campinas representou também a cidade de São Paulo, pois o prefeito Bruno Covas não pôde participar por conta da morte de sua avó, dona Lila Covas, viúva do ex-governador Mário Covas. Jonas Donizette também pontuou as questões previamente fechadas pelos prefeitos da FNP.

Estratégias para vacinar o público idoso durante a Campanha Nacional de Vacinação da Gripe, que começa nacionalmente nesta segunda-feira, dia 23 de março, também foram avaliadas. Consenso é evitar expor o público acima de 60 anos, que deve permanecer em casa, mas também não pode deixar de receber a vacina da gripe. Embora ainda não haja como imunizar contra o Covid-19, a vacina da gripe reduz casos graves de síndrome respiratória que podem sobrepor infecção por coronavírus e os vírus comuns da gripe que circulam nesta época do ano.

Municípios devem criar mecanismos locais para vacinar de forma o mais segura possível idosos, público-alvo da primeira fase da campanha. “Precisamos isolar os idosos com mais de 60 anos. Nosso foco nessa população tem que ser obsessivo”, disse o ministro da Saúde. “As pessoas vivem nas cidades”, destacou Mandetta, para quem o momento demanda posição de controle local, “com municipalismo forte, mas com racionalidade”.

“É importante unificar o discurso e todos nós devemos ter responsabilidade de lidar com essa situação, que é grave”, frisou Jonas Donizette. “A crise nunca deixa as pessoas iguais, podendo mudá-las para o bem ou para o mal. Estamos tendo um grande momento para nos reinventarmos como pessoas melhores.”

Corona em Campinas

No balanço divulgado no início da noite do sábado, dia 21 de março, Campinas possui nove casos confirmados de pessoas com a Covid-19. Na sexta-feira, eram quatro casos. Até ontem, haviam sido notificadas 253 pessoas doentes em investigação, aguardando confirmação de exames, e 39 casos testados e descartados. 

Outras informações sobre o coronavírus e a situação do município estão disponíveis https://covid-19.campinas.sp.gov.br/.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com