Connect with us

Nossa Cidade

Campinas celebra Dia do Imigrante Chinês e reforça laços com a comunidade

Para estreitar ainda mais os laços com a comunidade chinesa, a Prefeitura de Campinas celebrou o Dia do Imigrante Chinês com uma homenagem promovida nesta terça-feira, dia 16. A cerimônia fez alusão à chegada ao Estado de São Paulo do navio a vapor Malange, no dia 15 de agosto de 1900, quando 107 imigrantes desembarcaram no Brasil em busca de emprego e novas oportunidades.

O saguão do Paço Municipal campineiro recebeu apresentações culturais, exibição de vídeo e execução dos hinos nacionais dos dois países. Atualmente, Campinas é cidade-irmã dos municípios chineses de Fuzhou e Dongguan.

Durante a solenidade, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciou que o contrato com o escritório de representação da cidade em Fuzhou está sendo renovado e destacou a contribuição do povo chinês. “Temos importantes empresas chinesas instaladas em Campinas, com a BYD e a CPFL, e nossa relação não se restringe aos negócios, mas passa também pelo comércio, culinária e artes marciais. Os chineses que moram em Campinas contribuíram muito para o nosso desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, também presente à solenidade, “tem sido uma grande satisfação comemorar esse dia e o evento será repetido por muitos anos para celebrar a amizade entre os povos”.

O presidente da Aliança Brasil-China, Zheng Jie Bo, afirmou que importantes empresas chinesas escolheram Campinas para se instalarem e não foi por acaso. “O Dia do Imigrante Chinês é um marco da amizade do nosso povo com a China”, afirmou.

Já a cônsul da China em São Paulo, Chen Peijie, enviou mensagem por meio de um vídeo em que expressou o potencial de cooperação entre Campinas e o país oriental, dizendo que, “juntos, terão um futuro promissor”.

A celebração do Dia do Imigrante Chinês foi uma realização do Departamento de Cooperação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, do Consulado da China em Campinas e da Aliança Brasil-China.

Também participaram das homenagens o secretário de Gestão e Controle, André Von Zuben; de Finanças, Aurílio Caiado; o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Carlos, além de representantes de entidades chinesas no Brasil.

Lei

O Dia do Imigrante Chinês foi instituído em Campinas em 2018 por meio de lei municipal 15.643 para reconhecer a contribuição da comunidade chinesa à cidade de Campinas.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com