Connect with us

Nossa Cidade

Campinas chama voluntários e participa do Dia Mundial da Limpeza

Este ano Campinas participará, pela primeira vez, do Dia Mundial da Limpeza, que será realizado neste sábado, dia 21 de setembro, às 8h, no Parque Linear Ribeirão das Pedras, próximo ao Shopping Dom Pedro. A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Serviços Públicos estarão juntas na iniciativa promovida em nível mundial e considerada a maior ação cívica do planeta contra o desperdício e descarte incorreto de lixo.

 

 

O evento vai reunir voluntários que farão uma caminhada pelo ribeirão para recolher resíduos que são descartados de forma incorreta e vão parar em parques e ribeirões. Durante o evento, serão distribuídos luvas e sacos de lixo para os participantes. Os resíduos serão coletados nos sacos plásticos, que serão depois recolhidos pela Prefeitura.

 

 

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, disse que a ação visa chamar a atenção da população para a necessidade de ampliar a consciência em diminuir a poluição difusa, formada por resíduos que são atirados nas ruas da cidade e chegam aos rios urbanos, levados pela chuva.

 

 

“A Prefeitura faz a coleta de materiais orgânicos e recicláveis, faz a varrição, promove periodicamente a limpeza dos parques lineares, mas, mesmo assim, a poluição difusa jogada nas vias públicas é enorme e acaba indo parar nos rios, córregos, praias ou qualquer outra fonte de água natural mais próxima. É preciso alertar a população para esta poluição”, disse o secretário.

 

 

A escolha do Parque Linear Ribeirão das Pedras como local da ação se deu porque uma das organizadoras do evento, Silzete Moreira Marques, caminha pela região e recolhe o lixo. “Este parque é dentro da cidade, possui uma fauna interessante e tem muitas nascentes. Acho muito importante o ato de retirarmos o lixo e recuperarmos o local”, disse.

 

 

Ela recomenda que os voluntários vão de calça comprida e calçados fechados, levem água e proteção solar. Em Campinas, o Dia Mundial da Limpeza tem a parceria da Decathlon, Ecotopia e Limpa Brasil. Mais informações sobre esse movimento mundial podem ser encontradas na web: https://www.diamundialdalimpeza.com.br/

e https://www.facebook.com/events/344567819577279/.

 

 

Serviço

 

 

Dia Mundial da Limpeza

 

Data: 21 de setembro

Horário: 8h

Local: Encontro na rua Wagner Samara, s/n, entrada do Parque Linear Ribeirão das Pedras

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com