Connect with us

Nossa Cidade

Campinas começa a instalar mais contêineres da coleta mecanizada de lixo orgânico

Campinas iniciou a ampliação da coleta mecanizada para recolher o lixo domiciliar em mais bairros. Serão instalados mais de 1,4 mil contêineres até junho. As primeiras unidades começaram a ser distribuídas há duas semanas, a partir de 25 de março, nas ruas dos bairros Botafogo, Jardim Chapadão, Bonfim e proximidades. Em breve, os equipamentos também serão colocados em vias da Ponte Preta, do Jardim Leonor e da Nova Campinas.

 

As novas unidades serão somadas aos 5,1 mil contêineres da coleta mecanizada que já funcionam na cidade, desde 2014, totalizando 6,5 mil equipamentos.

 

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que nestes primeiros dias o serviço está em fase de transição. “Embora tenha sido instalada a coleta mecanizada, a coleta do modo anterior continua sendo feita. Neste período, os moradores estão sendo orientados, por meio de panfletos, de que a coleta será mecanizada e o lixo deverá ser depositado no contêiner”, explica. A partir do dia 15 de abril, as vias que já receberam os contêineres terão somente a coleta mecanizada.

 

Os bairros que já tinham coleta mecanizada são Cambuí, Centro, Chácara Primavera, Taquaral, Jardim Proença, Ponte Preta, Vila Itapura, Vila Lemos, Jardim Bela Vista, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Parque Taquaral, Vila Nova, Jardim Baronesa, Fazenda Rural Santa Cândida, Parque dos Jacarandás, Guanabara e nos distritos de Barão Geraldo, Sousas e Joaquim Egídio.

 

O secretário Paulella destaca que o sistema de coleta mecanizada traz vantagens como otimizar o serviço, que é mais rápido. “O lixo pode ser depositado no contêiner a qualquer momento do dia; há menos contato humano com os resíduos; evita que seja remexido por animais; não fica molhado pela chuva e evita que os sacos sejam rasgados e o lixo se espalhe pela rua ou levado pela água às bocas de lobo, o que pode causar entupimento”, explica.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com