Connect with us

Nossa Cidade

Campinas comemora 249 anos em julho com mais de 30 ações

Campinas comemora 249 anos em julho com mais de 30 ações

Campinas completa 249 anos em julho deste ano e, em comemoração a esta data, a Prefeitura de Campinas terá mais de 30 ações, que contemplam uma série de obras, serviços e eventos para a população. Mais qualidade de vida para quem vive e circula por esta cidade, com cerca de 1, 1 milhão de habitantes. Nestes quase dois séculos e meio de existência, Campinas é uma cidade de coração aberto, que abriga os nascidos aqui e gente vinda de todos os lugares, pessoas que constroem, dia a dia, capítulos desta história!

As ações para celebrar este aniversário abrangem as áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura urbana, saneamento, requalificação de espaços públicos, acessibilidade, serviços e lazer.

O prefeito Dário Saadi ressaltou a importância das ações, especialmente nas áreas de saúde, com o Mário Gattinho; da educação, com a inauguração do Ceprocamp Campo Belo; e da infraestrutura, com as obras de pavimentação do programa Meu Bairro Bem Melhor 2. “São muitas obras e anúncios, que começamos já em junho e daremos continuidade em julho. A cidade vive um grande momento de investimentos, sempre priorizando a população que mais precisa”, afirmou.

Obras

Entre as obras de infraestrutura e saneamento estão previstas três de pavimentação, sendo uma ordem de serviço para dar início à obra no Jardim Itaguaçu, entrega de obra concluída do Jardim Itayu e início de pavimentação no Parque dos Pomares. Estas obras fazem parte do programa “Meu bairro bem melhor 2”, que contempla 14 bairros.

Em relação ao saneamento, a cidade chega a 300 quilômetros de substituição de rede de água, desde 2021. A troca de tubulação mantém Campinas entre as cidades do Brasil com um dos menores índices de perda de água da média do País. E a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Anhumas passará por uma atualização da tecnologia e será transformada em Estação Produtora de Água de Reúso (Epar).

Na área da Saúde, o destaque é a entrega oficial do Hospital Mário Gattinho, unidade exclusiva para atendimento infantil. Todos os detalhes, incluindo o acolhimento, o atendimento até a decoração, foram planejados para oferecer mais conforto e exclusividade às crianças.

O Centro de Saúde Campina Grande terá uma sede nova e será assinada a ordem de serviço para início da construção de uma Residência inclusiva.

Para o lazer, Campinas ganhará mais duas novas praças, nos bairros Residencial São José e Residencial Rosário, ambas no distrito do Ouro Verde. Com estas, são mais de 30 áreas de lazer entregues desde 2021. Campinas também ganha o oitavo Parque Inclusivo, no Parque Ferdinando Tilli, no Jardim São Domingos. São brinquedos adaptados, que crianças com ou sem deficiência podem compartilhar e brincar juntas.

A cidade vai receber mais de 2,7 km de ciclovia/ciclofaixa, no Jardim Chapadão, próximo à Escola de Cadetes, ligando o trajeto à ciclovia que vai à Lagoa do Taquaral e integrando o plano cicloviário da cidade que, com mais este trecho, chegará a 96,3 km de trajeto para bicicletas.

Na área de Educação, será feita a entrega de um novo prédio, para uma creche já existente, no Jardim São Gabriel, e terá início a obra de construção de uma creche no Jardim Paraíso de Viracopos. Três escolas receberão coberturas de quadras, no Jardim Amazonas, Jardim São Fernando e Jardim Maria Rosa. As coberturas de quadras têm sido fundamental para garantir que os alunos pratiquem esportes na escola, faça chuva ou faça sol.

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp), que oferece cursos em diversas áreas, teráa quinta unidade própria, no Jardim Campo Belo. As unidades do Campo Belo e do Ouro Verde terão eventos relacionados a ensino e qualificação profissionalizantes. Além das unidades próprias, o Ceprocamp atende em carretas móveis e por meio de instituições parceiras.

Serviços e eventos

Para impulsionar o desenvolvimento econômico, a geração de empregos, a requalificação dos espaços e a melhoria da qualidade de vida, algumas medidas vêm para somar. Neste mês, será apresentado o Projeto de Lei de incentivos fiscais para o Centro; a entrega de 251 permissões para feirantes de mais de 40 feiras noturnas na cidade, em vários bairros; e a inauguração da horta comunitária no Jardim Florence.

Neste mês de aniversário, a cidade terá eventos que refletem o quanto é multifacetada. A Guarda Municipal de Campinas completa 26 anos e comemora junto com a cidade. Também será anunciado o lançamento do time feminino de vôlei.

Na praça Carlos Gomes, no Centro, haverá mais uma edição do Chefs Campinas, no dia 16 de julho, domingo, das 11h às 17h, evento gastronômico que chega à 10ª edição, com a participação de diversos estabelecimentos gastronômicos e destacados chefs de cozinha que transformam a área em um enorme restaurante ao ar livre. E, a festa ao ar livre continua com a apresentação, gratuita, também no dia 16 de julho, às 18h, da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas com o Clube de Esquina (Beto Guedes, Toninho Horta e Flávio Venturini) na Concha Acústica, na Lagoa do Taquaral.

Também estão previstos Festival Rural, Feirão de Oportunidades, de empregos; e Homenagem dos Países a Campinas, todos no Paço Municipal; e evento de tecnologia, no Largo do Rosário.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com