Connect with us

Nossa Cidade

Campinas declara estado de emergência; umidade do ar chega a 11,8%

O Departamento de Defesa Civil de Campinas informa que o município está em estado de Emergência por ter atingido o menor índice da umidade relativa do ar: 11,8%, às 14h, desta quinta-feira, dia 12 de setembro. Os  dados são do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

 

A Defesa Civil de Campinas está intensificando as vistorias preventivas e já informou a Secretaria Municipal de Educação. Neste caso, é preciso recomendar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre, entre 10h e 16h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência; suspender atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc.

 

As orientações são: durante as tardes, manter os ambientes internos úmidos, principalmente quarto das crianças, hospitais etc. Também é preciso seguir as recomendações referentes aos estados de Atenção e de Alerta.

 

Dessa forma, a população deve ficar atenta aos índices para tomar as precauções necessárias. Quando a umidade está entre 20% e 30% alcança-se o Estado de Atenção. É preciso evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins etc. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas e consumir água à vontade. 

 

Se a umidade estiver entre 12% e 20%, o estado é de Alerta. Portanto, é preciso observar as recomendações do Estado de Atenção e suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h; evitar aglomerações em ambientes fechados; usar soro fisiológico para olhos e narinas. 

 

Outras informações sobre a umidade relativa do ar e demais alertas emitidos pela Defesa Civil podem ser obtidas no site https://resiliente.campinas.sp.gov.br/

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com