Connect with us

Nossa Cidade

Campinas deve registrar recorde de frio no final de semana

Campinas deve registrar recorde de frio no final de semana

O Departamento de Defesa Civil de Campinas apresentou os resultados parciais da Operação Estiagem 2023 nesta sexta-feira, 16 de junho. A operação teve início no dia 1º de maio deste ano com previsão de término para 30 de setembro. A previsão de temperatura mínima de 6 graus para este final de semana vai bater o recorde de acordo com o balanço, que apontou 8,5º C registrados no dia 16 de maio. Mesmo assim, a cidade ainda não deve superar a mínima de 2022, quando os termômetros marcaram 4,4º C no dia 20 de maio.

Neste período, entre meados do outono e final do inverno, ocorrem a redução da umidade relativa do ar, quedas bruscas de temperaturas, diminuição da vazão dos mananciais e aumento no número de incêndios na vegetação. A operação adota medidas preventivas para minimizar esses efeitos da estiagem e implementa ações a partir do acompanhamento dos índices de baixa umidade relativa do ar, previsão meteorológica e imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além de vistorias de campo.

Sobre a umidade relativa do ar, 2023 está mais chuvoso e há uma tendência de ocorrência de chuvas inclusive em agosto, mês que costuma ser mais seco. Em 2022, foram registrados em maio 17 estados de atenção e quatro de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar. Neste ano, foram apenas dois estados de atenção. Maior umidade refletiu na queda no número de incêndios, de 43 em 2022 para 28 neste ano.

Além de apresentar o balanço da Operação Estiagem, o Comitê Gestor também fez recomendações para os integrantes sobre a gripe aviária e a febre maculosa.

Em 22 de maio deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional por prazo de 180 dias em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza (gripe) aviária H5N1 em aves silvestres. A assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Priscilla Pegoraro, explicou na reunião que apesar da H5N1 não ser transmitida entre seres humanos, a preocupação é da dispersão pelas aves a outros animais.

Já em relação à febre maculosa, os integrantes do comitê da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Defesa Civil vão replicar nos órgãos as informações sobre prevenção em suas atividades de manutenção de áreas verdes e apoio no combate aos incêndios e os cuidados que devem tomar em relação ao carrapato-estrela.

Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, os órgãos públicos devem atuar de forma coordenada para atuar preventivamente frente aos desafios das duas doenças “nosso foco foi a orientação para que os trabalhadores com atividades em áreas de risco para a febre maculosa possa exercê-las com segurança e também alertamos que se forem encontradas aves com comportamento atípico, a Unidade de Vigilância de Zoonoses deve ser comunicada imediatamente”, explica Furtado.

Operação

A Operação Estiagem 2023 foi instituída pelo decreto no 22.756 de 26 de abril de 2023. O Comitê Gestor é subordinado à Secretaria Municipal de Governo e conta com a participação de outras pastas e autarquias.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com