Connect with us

Nossa Cidade

Campinas disputa ranking de cidade mais inteligente do Brasil

A IMA – Informática de Municípios Associados, empresa de economia mista especializada em gestão pública e responsável pelos Polos 1 e 2 de Alta Tecnologia de Campinas – Ciatec, participará da edição deste ano do Connected Smarts Cities, dias 17 e 18, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Trata-se do principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil, realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator. Durante o evento será anunciado o ranking das cidades mais inteligentes do Brasil. O ranking conta com a participação de cerca de 700 cidades analisadas a partir de 11 indicadores. O evento reúne os cases nacionais mais avançados relacionados a cidades inteligentes.

 

Campinas desponta na quarta colocação, segundo o ranking nacional de 2018, e vai levar para a exposição, por intermédio da IMA, os produtos desenvolvidos para uso da Administração Municipal e da população. Também vai mostrar o planejamento para desenvolvimento dos Polos de Alta Tecnologia 1 e 2 de Campinas que somam quase 16 milhões de metros quadrados e onde estão instalados o CpQD, Santander, Projetos Sirius, entre outros, além de ser o berço da Movile, proprietária do iFood. O Licenciamento Ambiental Online é um dos sistemas que mais foram procurados por outros municípios do Brasil devido à sua praticidade e agilidade na liberação das licenças para construção ou instalação de empresas e será levado para o evento.

 

Outro campeão de pesquisa pelas prefeituras é o Procon Digital, que facilita em muito a vida dos consumidores da cidade. O Via Fácil, que reduziu o tempo de abertura de empresas de 180 para cinco dias é mais um produto que desperta o interesse de muitos municípios. Merece destaque especial o Portal de Campinas, site com 37 serviços para a população e empresas que reduziu filas e eliminou a necessidade de deslocamento das pessoas até um ponto de atendimento físico e presencial.

 

A rede de internet grátis via Wi-Fi também será apresentada. Nesse caso, a empresa vai mostrar o desafio de levar esse benefício para os bairros mais afastados do centro e locais de grande circulação de pessoas. Atualmente Campinas conta com 46 pontos de acesso de Wi-Fi livre com cerca de um milhão de conexões/mês.

 

“Estamos ampliando nossa infovia com fibra óptica para melhorar o fluxo de informações e a confiabilidade do sistema. Já construímos 170 km e pretendemos terminar 2020 com 450 km implantados, atendendo com rede própria todos os prédios públicos que necessitam de conectividade”, explica Fernando Garnero, presidente da IMA.

 

Sobre o ranking das cidades inteligentes que será anunciado no evento, Garnero diz que espera boas surpresas para Campinas. “Pelos investimentos que o Governo Jonas Donizette fez na cidade, aliados à tecnologia e inovação em diversos serviços públicos, acredito que poderemos melhorar muito nossa posição nesse ranking”, afirma, sem esconder que o Governo almeja a liderança. “Trabalhamos duro para poder elevar Campinas de nível”, comenta. À frente de Campinas, hoje, estão os Municípios de Curitiba, São Paulo e Vitória (ES). Na quinta posição vem Florianópolis.

 

O Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. O Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com