Connect with us

Nossa Cidade

Campinas é eleita a melhor na coleta de lixo entre as 10 maiores cidades

Campinas foi apontada como a melhor no serviço de coleta de lixo entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, de acordo com a pesquisa da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). Segundo a pesquisa, a coleta de lixo em Campinas registrou 85% de “ótimo” e “bom”, definida como Alto Grau de Satisfação.  

A avaliação foi feita no quarto trimestre de 2018. O índice de satisfação é calculado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação baseado nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Foram entrevistados 600 moradores em cada uma das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo. Campinas teve 788 pontos, o máximo é 800. 

Os serviços de limpeza urbana da cidade são de responsabilidade do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria de Serviços Públicos e tem como prestador de serviços o Consórcio Renova Ambiental.

O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, comenta que o resultado da pesquisa reflete a organização do trabalho da equipe do DLU. “Não basta ter equipamentos e mão de obra, é preciso que o trabalho seja bem organizado, com dedicação e persistência. O DLU inicia a jornada às 5h e segue até meia-noite. O resultado é um serviço eficiente e aprovado pela população”, disse Paulella.

O resultado é semelhante ao de trimestres anteriores. A coleta de lixo de Campinas, de acordo com pesquisas do instituto, apresenta altos índices de satisfação desde o início de 2017. No primeiro trimestre de 2018, a cidade ficou a apenas um ponto de atingir a classificação máxima, que é de 800 pontos, o Grau de Excelência. 

Ao todo, 16 serviços públicos são analisados trimestralmente pela Indsat. Educação, Saúde e Segurança são segmentos avaliados pela população. Ao final da pesquisa, o instituto aponta quais são os melhores serviços prestados em cada município.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com