Connect with us

Nossa Cidade

Campinas é um dos destinos de nova rota turística e de peregrinação

Campinas integra uma nova rota turística destinada ao público amante de caminhadas e peregrinação. Trata-se do projeto “Caminho pro Interior”, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela (França e Espanha) e também nos Caminhos da Fé e da Luz (Brasil). O novo roteiro contempla um conjunto de estradas rurais em meio às belezas naturais que passam por 18 cidades e quatro distritos, entre o Circuito das Águas e o sul do Estado de Minas Gerais. E a inauguração do 1º trecho ocorre neste sábado, 26 de outubro, com saída do município de Amparo.

 

 

 

O Caminho pro Interior coloca Campinas na rota turística por meio das belas paisagens naturais e trilhas dos Distritos de Sousas e Joaquim Egídio. Com cerca de 400 quilômetros, o roteiro completo tem como sugestão de partida o município de Amparo seguindo por Mostardas (Distrito de Monte Alegre do Sul), Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião (MG), Bueno Brandão (MG), Munhoz (MG), Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Morungaba, Campinas (Distritos de Sousas e Joaquim Egídio), Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Santo Antônio de Posse e Arcadas (Distrito de Amparo), retornando para Amparo.

 

 

 

Idealizado pela amparense Kate Jeremias, o Caminho pro Interior tomou forma com a ajuda de mais quatro mulheres também obstinadas: Laura Umbelina Santi, Roseli Vasco de Toledo, Silvana Ismael Guarizzo e Viviana da Silveira Bueno. “O Caminho pro Interior permite vivenciar uma experiência em contato com a natureza da Serra da Mantiqueira, conhecendo estradas rurais, em sua grande maioria não asfaltada. É um verdadeiro convite para a contemplação, a reflexão, o autoconhecimento e a reconexão com o outro e consigo mesmo. O que importa é o caminho, nem tanto a chegada, é a sua transformação pessoal”, destaca Kate Jeremias. O Caminho pro Interior conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas.

 

 

 

A idealizadora reforça que a rota turística estimula a todos para cuidar da natureza, desenvolver atividades físicas, esportivas, ecológicas e de aventura, seja caminhando, praticando passeios de bicicleta, a cavalo ou mesmo de forma motorizada. “Mas tem que ter atenção com a sinalização para não se perder, ter cuidado com os animais e com as pessoas que moram na área rural. Todo mundo merece respeito e sempre se pode fazer novas amizades”, completa.

 

 

 

 

Para Kate Jeremias, qualquer pessoa, famílias ou grupos dispostos a vivenciar uma experiência em contato com a natureza podem participar do Caminho pro Interior. “O importante é preparar-se física e psicologicamente. Uma vez inscrito nos eventos organizados você pode contar com serviços que facilitam as atividades. Afinal todo mundo merece tranquilidade e segurança em seus momentos de lazer e diversão”, afirma.

 

 

 

Primeiro trecho

 

A inauguração do primeiro trecho (49,9 quilômetros) do Caminho pro Interior será neste sábado, 26 de outubro, a partir das 6h, com saída na Catedral Nossa Senhora do Amparo. O percurso continua no domingo, 27, com destino ao Distrito de Mostardas, Monte Alegre do Sul e terminando em Serra Negra.

 

 

 

As inscrições devem ser feitas no link https://bit.ly/2Ix8eNm

 

 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: contato@caminhoprointerior.com.br ou pelo facebook do Caminho Pro Interior. Os próximos trechos ainda serão divulgados pela organização do projeto.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com