Connect with us

Nossa Cidade

Campinas está preparada para campanha de imunização e aguarda vacinas

“É importante ressaltar que Campinas está preparada para a vacinação. A cidade vem se preparando há muito tempo e a equipe da Secretaria de Saúde tem feito um enorme esforço para que a vacinação possa ocorrer com tranquilidade. Não temos as datas exatas do início, pois estamos esperando a chegada das vacinas. No entanto, a parte que cabe ao município está sendo feita”, disse o prefeito.

Na primeira fase da campanha, a previsão é imunizar cerca de 210 mil pessoas. As vacinas serão aplicadas em pelo menos cinco centros de vacinação, um por região da cidade, havendo possibilidade de ampliação. Dos locais, quatro já foram definidos:

– Naed Noroeste – Avenida Ibirapuera, s/nº, Jardim Londres (região noroeste);
– Centro de Vivência do Idoso – Lagoa do Taquaral – portão 5 (região leste);
– Círculo Militar- Avenida Getúlio Vargas, 200. Jardim Chapadão (região norte);
– CAIC Sudoeste – Rua José Augusto de Mattos, s/nº, Vila União (região sudoeste).

O ponto de vacinação da região sul está sendo definido, mas a expectativa é que seja na região do Hospital Mário Gatti.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, explicou que “nós temos três objetivos com esses centros de imunização: a segurança da população, dos servidores e das vacinas. Lembrando que a gente está tirando as pessoas que serão vacinadas dos locais onde há atendimento, muitas vezes de sintomáticos respiratórios e suspeitos de Covid”.

De acordo com ela, a capacidade da estrutura é de aplicar cinco mil doses por dia. No entanto, a diretora ressaltou que ainda não há a informação de qual é o volume de vacinas que a Prefeitura de Campinas irá receber. “Nosso primeiro público-alvo será formado pelos profissionais dos hospitais que estão na linha de frente. Se chegar uma quantidade menor, eles serão contemplados, pois são os que estão mais expostos a riscos”, destacou.

Espaços

Para evitar aglomeração, todos os espaços serão amplos e arejados, além de contar com fácil acesso, estacionamento e segurança. Serão cerca de 300 funcionários trabalhando na imunização.
 

O horário de vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, as vacinas serão aplicadas das 8h às 18h.
 

O público-alvo da primeira etapa inclui profissionais de saúde, pessoas a partir de 60 anos de idade, indígenas e quilombolas.

A equipe da Saúde prevê imunizar cerca de 210 mil pessoas na primeira etapa da campanha. Essa primeira fase será dividida da seguinte maneira:

1º – profissionais de saúde, indígenas e quilombolas – cerca de 63 mil pessoas em Campinas

2º – pessoas com 75 anos ou mais – 40.383 pessoas

3º – 70 a 74 anos – 26.309 pessoas

4º – 65 a 69 anos – 33.507 pessoas

5° – 60 a 64 anos – 46.169 pessoas

Das mortes por Covid em Campinas, 87% correspondem a esse público da primeira etapa.

Agendamento

Para evitar aglomeração, as pessoas que forem receber a vacina precisarão agendar o dia e o horário, e o agendamento será aberto depois que as doses chegarem. O número de horários que será aberto para a primeira fase estará de acordo com a quantidade de vacinas enviada à cidade.

O agendamento será feito por meio do portal da Prefeitura de Campinas, pelo telefone 160 ou pelo centro de saúde de referência.

Quem optar pela internet, deverá acessar o endereço www.campinas.sp.gov.br

e clicar no banner sobre a campanha de vacinação. O espaço está em destaque no alto da página.

Será necessário preencher um cadastro e as opções de horário serão disponibilizadas. A pessoa poderá escolher dia e horário. No fim do processo de agendamento, será emitido um comprovante com todos os dados, que pode ser impresso ou armazenado no celular.

A ida ao centro de saúde só é recomendada em último caso, pois há um grande volume de atendimentos médicos nas unidades.

No dia da vacinação, as pessoas devem levar documento com foto. Não é necessário possuir o Cartão SUS.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com