Connect with us

Nossa Cidade

Campinas ganha abrigo para situações de calamidade pública e emergencial

O abrigo emergencial Zilda Arns foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, dia 9 de abril, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. Com capacidade para atender 30 pessoas, é um serviço que vai dar apoio às famílias em eventuais situações de calamidade pública e emergência, como incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos ou pessoas removidas de áreas consideradas de risco.

 

 

 

 

O prefeito Jonas Donizette afirmou que o espaço mostra que Campinas é uma cidade resiliente e que se prepara para acontecimentos imprevistos. “O abrigo Zilda Arns foi construído para abrigar pessoas por um período de tempo até que reconstruam suas vidas. Possui beliches, camas, travesseiros, roupas de cama, mesa e banho e tem 1.472 metros quadrados, com área interna de 560 metros quadrados. É mais uma ação do programa ‘Campinas em Movimento – 50 Dias de Entregas”’.

 

 

 

 

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira, a inauguração foi de grande satisfação, não somente para ela, mas para todas as pessoas da secretaria que já há algum tempo planejavam criar um equipamento do tipo. “Esse equipamento representa a efetivação da política de assistência social e, acima de tudo, o compromisso, a sensibilidade e a proteção social voltada a famílias que precisarão dese serviço. O serviço leva o nome especial da doutora Zilda Arns que possui tanta representatividade em nosso País e trabalhava pela promoção da paz e pelo desenvolvimento da primeira infância, duas bandeiras abraçadas por essa gestão”, afirmou a secretária.

 

 

 

O evento teve a presença da sobrinha de Zilda Arns, Lilian Arns, que veio do município de Forquilhinha, em Santa Catarina, para a inauguração. “O prefeito prova com essa atitude que é um prefeito inteligente, pois, Dra. Zilda sempre falava que o gestor inteligente é aquele que investe na infância, se preocupa com a infância e ouve seus técnicos”. Lilian também trouxe uma novidade aos presentes. Contou que a servidora Jane Valente, coordenadora do Plano Municipal para Primeira Infância Campineira (PIC) e ex-secretária de Assistência Social do município de Campinas, receberá um prêmio por sua atuação em prol da primeira infância, na cidade natal de Zilda.

 

 

 

Abrigo

 

Na entrada do abrigo, o prefeito conversou e posou para fotos com participantes do programa Parceiros da Cidade – Mão Amiga, que oferece formação em jardinagem e paisagismo para pessoas em situação de rua. A equipe do programa foi responsável por preparar o jardim da entrada do abrigo. Jonas Donizette conversou ainda com voluntárias da Pastoral da Criança de Campinas que vieram acompanhar Lilian Arns. 

 

 

Também participaram da inauguração vereadores, deputados e os secretários municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e Comunicação, Guilherme Fabrini; além do presidente do Camprev, Dr.  José Ferreira Campos Filho.

 

 

Para inauguração do abrigo Zilda Arns foi feito um investimento de R$ 130 mil usados na adequação do espaço. A unidade será auto-gerida pelas famílias, que vão organizar a rotina durante o período em que estiverem no abrigo. As famílias vão receber as providências básicas, como o cartão nutrir emergencial, e, se necessário, vestuários. Há banheiros feminino e masculino adaptados, quatro quartos com beliches, um quarto para pessoas idosas, salas de atendimento, de reuniões, de TV e de convivência. Tem ainda cozinha, refeitório, almoxarifado, dois depósitos, guarda-volumes e rouparia. Na área externa, de 912 metros quadrados, há uma quadra e um jardim.

 

 

 

 

A equipe que atua no abrigo realiza articulações com as políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades e promover o acesso aos serviços e benefícios socioassistenciais necessários às pessoas necessitadas.

 

 

 

 

Zilda Arns

 

 

Dra. Zilda Arns Neumann foi médica pediatra e sanitarista, fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa – organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Médica, foi também representante titular da CNBB, do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). Nascida em Forquilhinha (SC), residia em Curitiba (PR), mãe de cinco filhos e avó de dez netos. 

 

 

 

 

Dra. Zilda Arns Neumann recebeu o título de Cidadã Honorária de 11 estados e 37 municípios brasileiros, 19 prêmios (nacionais e internacionais) e dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, pelo trabalho realizado na Pastoral da Criança. Morreu vítima do terremoto ocorrido na cidade de Porto Príncipe, Haiti, no dia 12 de janeiro de 2010. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com