Connect with us

Nossa Cidade

Campinas ganha Centro de Saúde Satélite Íris 2 como parte do Saúde em Ação

O Centro de Saúde Satélite Íris 2 (CS Dr. Vicente Pisani Neto) foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, dia 26 de abril, pelo prefeito de Campinas Jonas Donizette. É a 12ª unidade de saúde entregue desde 2013, fazendo com que Campinas passe a ter 66 centros de saúde. A obra faz parte do programa Saúde em Ação, parceria entre Prefeitura, Estado e BID. 

 

 

 

O prefeito Jonas Donizette ressaltou que a unidade, cujo investimento para construção foi de R$ 4 milhões, foi entregue já equipada, com consultórios modernos, inclusive odontológicos.  “É um centro de saúde com todas as melhorias, informatizado e que vai atender uma população de cerca de 10 mil pessoas. Isso desafoga também o atendimento dos hospitais, com o centro de saúde mais perto da casa das pessoas”, afirmou o prefeito. 

 

 

 

Ele ressaltou ainda que a unidade já está funcionando, com a equipe de profissionais pronta para atender a população. “Com isso nós também equilibramos e deixamos os outros centros de saúde que estavam sobrecarregados com mais capacidade de assistência. Só aqui serão 400 atendimentos por dia”. 

 

 

 

 

A cerimônia de inauguração teve a presença de secretários municipais, vereadores, profissionais da área da saúde e da comunidade. Presente ao evento, a presidente da Associação de Moradores de Bairro do Satélite Íris 2, Maria Cândida Bonifácio, ressaltou a importância das ações da Prefeitura para o bairro, como o novo centro de saúde e a área de lazer. “Agradecemos porque havia necessidade mesmo. Este bairro não tinha nada e agora está começando”. 

 

 

 

Coordenadora do CS Florence, unidade que até recentemente atendia a região, a médica Maria Aparecida Fátima Cardoso, também falou em nome dos funcionários das unidades, agradecendo a “todos os que atuaram para que fosse ampliada a assistência na região. O Florence atendia uma região muito grande e com o tempo veio o Rossin, primeira unidade que se desmembrou do Florence, e agora o Satélite Íris 2”. Ela também relembrou a inauguração do CS Florence, unidade que foi reconstruída e entregue recentemente e elogiou o trabalho da equipe que se dispôs a vir para a nova unidade. “O serviço está montado e ‘redondinho’ para que se possa seguir em frente no processo de trabalho”.

 

 

 

Representando o governo do Estado de São Paulo, a gerente de redes de atenção à saúde no programa Saúde em Ação, Fátima Bombarda, ressaltou a importância do projeto. “Essa era uma reivindicação, uma luta que está sendo atendida e concretizada pelo poder público. É um motivo de muita satisfação para nós podermos responder adequadamente às demandas que vêm da comunidade”. 

 

 

 

O evento também teve a participação do secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza que destacou que a grande beneficiária da nova unidade é a população. “É um presente ter uma unidade como essa: moderna e confortável. Todo esse planejamento da região noroeste de Campinas vai transformar a região em um exemplo para o País. É uma região muito populosa, com muitas necessidades e que na área de saúde foi organizada para que a população pudesse ter acesso e qualidade de acesso à saúde”, afirmou.

 

 

 

 

Sobre a unidade 

 

 

O CS Satélite Íris 2 tem 680 metros quadrados. Dentro do espaço há oito consultórios, sendo um odontológico, além de farmácia e salas de urgência e emergência, de acolhimento, de atividades coletivas, de procedimentos de enfermagem, de vacinas, de esterilização, de reuniões, entre outras. A unidade atende a moradores dos bairros Satélite Íris 2 e 3, que antes eram atendidos no CS Florence. 

 

 

 

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A Secretaria de Saúde planeja ampliar o horário de atendimento com a contratação de mais uma equipe de saúde da família. 

 

São 22 servidores atuando na unidade que é coordenada pela enfermeira Alzira de Cássia Simionato Costa.

 

 

 

Quem foi Vicente Pisani Neto

 

Vicente Pisani Neto atuou na rede de saúde municipal de 1988 até a data de sua morte, fevereiro de 2014. Prestou relevantes serviços à saúde pública, como a de Coordenador da Vigilância Sanitária e do Ambulatório do Centro de Referência de DST/Aids. Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, o médico dedicou toda sua vida profissional ao sus. Aos 56 anos, sofreu uma parada cardíaca.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com