Connect with us

Nossa Cidade

Campinas ganha nova sede do Inova e reforça vocação tecnológica

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, da inauguração virtual da nova sede da Agência de Inovação da Unicamp (Inova), na antiga Fazenda Argentina. Na ocasião, aconteceu a assinatura do convênio para a fundação do Hub Internacional para Desenvolvimento Sustentável de Campinas (HIDS). 

O local abrigará a equipe responsável pela gestão da inovação da universidade, e também o novo prédio adjunto, o Anexo. Este espaço permitirá ampliar o contato com as empresas, instalar startups e incrementar o fomento da Unicamp à criação de empresas de base tecnológica. 

A Inova é a unidade de negócios da Unicamp. É pioneira no Brasil, criada em 2003. 

Falando durante a cerimônia, o prefeito afirmou que, “em nome da população de Campinas, quero destacar a importância da inauguração desta nova sede. A Inova reforça a vocação que a cidade tem para tecnologia”, disse o prefeito.  Dário também saudou o HIDS, “esse grande empreendimento inovador, do qual a Prefeitura é parceira e que, certamente, será um marco para o desenvolvimento sustentável não só no Estado, mas também no nosso País”. 

Emprego e renda 

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, veio a Campinas para a solenidade. Para ela, “investir em ciência e tecnologia se paga e se traduz também em emprego e renda para a população em todo o País”. Ela ainda destacou o papel da Unicamp e a proposta da Inova. 

O reitor da Unicamp, Maurício Knobel, também saudou o projeto. Ele apontou o fato da sede “estar no meio, no centro do HIDS, do que é o Hub Internacional para Desenvolvimento Sustentável”. Enfatizou, ainda, que “é um projeto extremamente ousado, que tem participação de todas as esferas de governo, de empresas públicas e privadas, de universidades. Realmente é um desafio formar um consórcio, um grupo coeso de entidades e instituições, que pensem os objetivos do desenvolvimento sustentável em um projeto que será inovador para Campinas, para o Brasil e o mundo também”. 
 

Também participaram do evento o diretor executivo da Inova Unicamp, Newton Frateschi; o coordenador do HIDS, Marco Aurélio Pinheiro Lima, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo de Campinas, Adriana Flosi.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com