Connect with us

Nossa Cidade

Campinas inicia transição para o novo governo municipal em 2021

Uma reunião na manhã desta quarta-feira, dia 2 de dezembro, na Sala Azul do Paço Municipal marcou oficialmente o início da transição do governo municipal. O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu o prefeito e o vice-prefeito eleitos, Dário Saadi e Wanderley Almeida e entregou uma carta de desligamento de todo o secretariado a partir do dia 31 de dezembro.

Segundo o prefeito Jonas Donizette, desde o dia seguinte à eleição, ele e Dário Saadi estão conversando sobre questões administrativas. “Fico feliz da cidade ter escolhido um candidato preparado. Espero ser um bom ex-prefeito e só falar quando for chamado para poder dar uma palavra de incentivo ou um conselho. Deixo a Prefeitura com 40% de comprometimento da folha de pagamento, bem abaixo do que quando assumi, e ainda com um grau de endividamento de quase metade do que em 2013, na época era de 52% da receita corrente líquida, e hoje está em 28%”.

Durante o evento, os profissionais que vão compor a equipe de transição de governo foram apresentados pelo prefeito eleito Dário Saadi: o professor José Tadeu Jorge e o especialista em gestão pública, Aderval Fernandes, que trabalharam no plano de governo de Saadi, o gestor de tecnologia Maurício Barbosa, que será responsável pelo diagnóstico da digitalização no governo municipal, Michel Abrão – atual secretário municipal de Governo e Wanderley Almeida – vice-prefeito eleito. A equipe também será composta pelo secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, que ficará a cargo da transição na área de saúde diretamente com o prefeito eleito.

Segundo Dário Saadi, essa equipe fará todo o levantamento da gestão pública em Campinas, todos os grandes projetos e as questões que vão envolver as ações que serão tomadas a partir de 1° de janeiro de 2021. “Além da alegria de ter sido escolhido prefeito de Campinas junto com meu vice, tenho que demonstrar a gratidão pela confiança da população. Foi uma eleição atípica, uma experiência muito nova. Isso muito nos honra e aumenta nossa responsabilidade. Vamos dar continuidade a muita coisa e vamos mudar também o que for preciso mudar.”

Ele também falou sobre a escolha dos novos secretários que devem compor o governo a partir de 2021. “Estamos conversando com vários setores e analisando nomes. Os gestores que vamos escolher têm de estar dentro do plano de governo que discutimos para a cidade e foi aprovado nas eleições, profissionais com perfil técnico e dentro desse plano.”

Além de ser apresentado como membro da transição, o secretário de Saúde recebeu das mãos do prefeito Jonas Donizette o brasão de Campinas como homenagem por seu trabalho. “Tenho uma dívida de gratidão eterna ao doutor Carmino, que conquistou o coração de toda a nossa equipe.” Souza se dedicará a projetos pessoais a partir do próximo ano e não fará parte do novo governo.

Jonas Donizette agradeceu ainda a todo o funcionalismo público em Campinas pelos serviços prestados e garantiu: “os munícipes podem ficar tranquilos porque todas as medidas e ferramentas para que Dário Saadi possa continuar enfrentando a pandemia do novo coronavírus serão deixadas à disposição.”

Em outro momento da reunião ele também entregou a Saadi, um ‘vale terno’ da alfaiataria Geraldo Alta Costura, que tradicionalmente faz o terno usado pelo prefeito de Campinas em sua posse.

Sobre o novo prefeito e vice

Dário Saadi (Republicanos) foi eleito no último domingo, dia 29 de novembro, no segundo turno das eleições municipais. Ele será o 61º prefeito de Campinas. Médico urologista, também é servidor concursado do Mario Gatti. Foi vereador por quatro mandatos, presidente da Câmara Municipal de Campinas, secretário de Esportes de Campinas e presidente do Hospital Mário Gatti. Natural de Pedregulho (SP), Dário nasceu em 1963.

Wanderley de Almeida (PSB) foi secretário municipal de Relações Institucionais e assessor parlamentar de Jonas Donizette durante sete anos. É filiado ao PSB desde 1994 e ocupou todos os cargos no partido, desde secretário da Juventude Socialista até presidente, cargo que ocupa no momento. Coordenou várias campanhas eleitorais. Wanderley nasceu em Mirassolândia (SP) em 1968.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com