fbpx

Campinas participa de encontro do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, participa nesta quarta e quinta-feira, 25 e 26 de setembro, em Cartagena (Colômbia), do encontro promovido pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (Global Covenant of Mayors for Climate & Energy – GcoM). Ele representa o prefeito Jonas Donizette no evento que irá discutir o Financiamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável e a Ação Climática.

 

Na apresentação sobre Campinas, Menezes irá mostrar os projetos desenvolvidos no município que se enquadram na perspectiva, entre eles, a  transição para a mobilidade elétrica, com a previsão de inserção de 404 ônibus elétricos na nova concessão do transporte urbano; a universalização do saneamento básico; a ampliação e recuperação de áreas verdes por meio do programa Campinas Bem Verde e o projeto de implantação de mais de 40 parques lineares no município, estabelecido pelo Plano Municipal do Verde, entre outros.


 

O secretário do Verde apresentará também o Inventário Metropolitano de Gases de Efeito Estufa, trabalho contratado pela Prefeitura de Campinas que analisou o contexto de emissões de GEE e de poluentes dos 20 municípios  constituintes da Região Metropolitana para subsidiar a elaboração de cenários, metas e mecanismos de enfrentamento às mudanças climáticas.

 

 

Pacto de prefeitos

 

 

O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia é a maior aliança de cidades e governos locais do mundo com o objetivo de promover e apoiar ações voluntárias para combater as alterações climáticas e avançar para um futuro resistente ao clima. Esta coligação reúne milhares de cidades de todos os tamanhos em seis continentes e mais de 120 países, representando quase 10% da população mundial.

 

Por meio do GCoM, as cidades e os governos locais se comprometem voluntariamente para combater as alterações climáticas, refletindo os compromissos que os respectivos governos nacionais estabeleceram para garantir que os objetivos do Acordo de Paris sejam atingidos. É um compromisso não só para agir de forma ousada a nível local, mas também para trabalhar conjuntamente em todo o mundo para partilhar soluções inovadoras que permitam aos prefeitos fazer mais e de forma mais rápida. As cidades do GCoM se conectam e trocam conhecimentos e ideias, apoiadas por  interesses regionais relevantes.

 

Confirmaram presença no encontro prefeitos de várias partes do mundo, entre eles, de Alba (Romênia); Milão (Itália); Almada (Portugal); Málaga (Espanha); Miraflores (Peru) e Providência(Chile).

 

As despesas com passagens aéreas e hospedagem do secretário do Verde foram custeadas pelo Pacto dos Prefeitos e organizadores do evento.