Connect with us

Nossa Cidade

Campinas participa de reunião para recuperação do Ribeirão Quilombo

O secretário municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, participou na manhã de desta quinta-feira, 12 de setembro, no anfiteatro da Prefeitura de Nova Odessa, da terceira reunião do Grupo de Revitalização do Ribeirão Quilombo. O encontro tem por objetivo apresentar as ações que já foram desenvolvidas de recuperação do curso d’água e discutir os desafios dos próximos passos para a despoluição.

 

Menezes, que representou o prefeito Jonas Donizette no evento, apresentou os investimentos em curso e os projetos em andamento no município, assim como os planos futuros para recuperação do Ribeirão Quilombo.

 

Entre as iniciativas sendo executadas por Campinas estão as obras de pavimentação e drenagem dos bairros Vila Esperança, Recanto da Fortuna, e trechos do Jardim Santa Mônica e São Marcos. Há também, na fase inicial das obras, o reservatório de retenção de águas pluviais do Córrego da Lagoa (afluente do Ribeirão Quilombo). Essas obras estão estimadas em R$ 76 milhões. As obras de coleta e afastamento de esgoto no Santa Mônica (1.605 metros) e no San Martin (11.536 metros) também estão sendo executadas.

 

O secretário do Verde apresentou, ainda, os projetos futuros para recuperação ambiental da área, entre eles, a criação do Parque Linear no Córrego da Lagoa (em busca de financiamento) e a ampliação da ETE San Martin.

 

“Além das obras de infraestrutura, Campinas destina também parte significativa das suas compensações ambientais para a revitalização do Ribeirão Quilombo, com o plantio já concluído ou em andamento de 77.272 mudas de árvores na área da bacia e outras 31.505 mudas aguardando plantio, resultando num total de 108.777 mudas destinadas para essa finalidade, explica Menezes.

 

Ribeirão Quilombo 

 

O Ribeirão Quilombo possui extensão aproximada de 54,7 km desde a sua nascente, em Campinas, até a sua foz no Rio Piracicaba, no município de Americana. Sua bacia hidrográfica possui extensão de 396 km². O curso d’água cruza ainda os municípios de Sumaré, Nova Odessa e parte das divisas territoriais de Paulínia e Hortolândia.

 

O Grupo de Revitalização do Ribeirão Quilombo foi criado por iniciativa do Consórcio PCJ, cujo atual presidente é o prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza.

 

 

Consórcio PCJ

 

O Consórcio PCJ é uma associação civil de direito privado, composta por 42 municípios e 25 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com