Connect with us

Nossa Cidade

Campinas prepara parceria com a Dinamarca em atendimento digital para saúde mental

A Prefeitura de Campinas prepara uma parceria com o Centro de Psiquiatria Digital da Dinamarca sobre atendimento digital para a área de saúde mental. A iniciativa é para cooperação técnica e foi proposta durante uma reunião realizada em Copenhage entre o prefeito, Dário Saadi, e a líder da instituição, Marie Paldam Folker.
 
Este foi o último dia de agenda oficial do prefeito na capital. A viagem não tem custos para a Administração, uma vez que ela foi a convite e custeada pelo governo da Dinamarca.
 
No encontro, Marie apresentou as diretrizes, pesquisas e detalhes do atendimento digital de saúde mental no país europeu. Já o prefeito fez uma abordagem sobre a plataforma da telemedicina usada em Campinas, incluindo as funcionalidades e dados sobre atendimentos aos pacientes de baixo risco nos centros de saúde; tratou do Chatbot, que usa inteligência artificial para requalificar filas de especialidades; e destacou benefícios da teleinterconsulta.
 
A proposta de acordo foi feita pelo prefeito após as apresentações e aceita. O representante da Embaixada da Dinamarca no Brasil, Danilo Guimarães Santos, participou da reunião e será o responsável por dar andamento aos trâmites burocráticos da parceria. Ela deve ser agilizada por meio de um comitê técnico que atua para cooperação entre os dois países.
 
"Campinas mais uma vez se posiciona como referência em saúde no Brasil e no mundo, em busca de recursos inovadores que possam beneficiar a população", destacou o prefeito.
 
 
A viagem
 
Durante a agenda na Europa, Dário apresentou experiências da Saúde Digital em discussões no Ministério da Saúde da Dinamarca. Além disso, ele apresentou o perfil econômico e todo ecossistema de inovação e tecnologia da cidade ao mostrar as vantagens da lei de incentivos fiscais e de contar com um Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) com objetivo de atrair investimentos e novas indústrias para Campinas, principalmente na área da Saúde. 
 
O prefeito é acompanhado na viagem pela coordenadora da Área Técnica de Especialidades na Saúde, Renata Cauzzo Zingra Mariano. O motivador da viagem foi o programa “Citties Changing Diabetes: Passos para uma Vida Melhor”, voltado à prevenção da obesidade e redução da incidência de diabetes. A cidade é a única do Brasil e uma das 47 do mundo que aderiu à iniciativa, com a Dinamarca.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com