Connect with us

Nossa Cidade

Campinas promove a 5ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

 

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação deste ano acontecerá entre os dias 23 e 29 de outubro, junto com a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017), promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Com a temática “A Matemática está em Tudo”, o evento acontece simultaneamente em todo o Brasil e a programação de Campinas tem como principal objetivo a popularização da ciência e da tecnologia, especialmente entre as crianças da rede municipal de ensino.

 

 

A Matemática foi escolhida como tema em razão de dois dos maiores eventos da área acontecerem no Brasil este ano e em 2018. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e pautam as programações. Em julho aconteceu, no Rio de Janeiro, a 58ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e em 2018 será a vez do Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

 

 

A Semana em Campinas é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo e pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação na cidade envolve oficinas, palestras e visitas monitoradas, entre outras atividades nas principais Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do município.

 

 

A agenda abrange 14 instituições até o momento, com mais de 40 atividades diferentes, com datas e horários diversificados. As inscrições já estão abertas para que os professores das escolas municipais possam candidatar seus grupos de alunos para as visitas nas ICTs.

 

 

Novidades

 

 

Entre as novidades deste ano está um Desafio de Matemática elaborado pela Secretaria de Educação – o Campinação, que envolverá os alunos do Ciclo II (4º e 5º anos) e Ciclo IV (8º e 9º anos). A disputa final será no dia 24 de outubro.

 

 

Além das atividades destinadas à popularização da Ciência e Tecnologia, haverá também, no dia 25 de outubro, a realização do 4º Inova Campinas, evento voltado para o cenário de inovação e empreendedorismo. O Inova tem como proposta promover rodadas de negócios, demonstrar o potencial tecnológico e apresentar as novas tendências para o ecossistema inovador da região de Campinas. Para isso, reunirá, em um mesmo espaço, empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos.

 

 

Nesta edição, o Inova Campinas traz como grande diferencial a realização de múltiplos eventos no mesmo espaço, palestras e cases com grandes nomes do mercado, conjunto que comporá uma extensa grade de programação. Dentre as atividades programadas estão a 6ª Conferência Campinas Startups, Amcham Talks, Lide Campinas, Software Experience, Unicamp Ventures, 100 Open Startups e Ella S/A.

 

 

Outras atividades estão programadas também para fomentar o empreendedorismo inovador de Campinas, com uma programação diversificada e distribuída ao longo da semana.

 

 

A programação da 5ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e as atividades integradas com a Semana Nacional podem ser acessadas pelo site www.semanacetcampinas.wixsite.com/2017. Já o portal do Inova Campinas é o www.inovacampinas.org.br.

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com