Connect with us

Nossa Cidade

Campinas realiza neste sábado o sexto Dia D de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Saúde realiza no próximo sábado, 17 de julho, o sexto Dia D de vacinação contra a Covid-19. Há cerca de 5 mil vagas disponíveis para pessoas a partir de 35 anos e outros grupos contemplados, como quem tem comorbidades a partir de 18 anos, grávidas e puérperas a partir de 18 anos, profissionais de educação a partir de 18 anos, entre outros. 

O agendamento por ser feito no site https://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Quem tiver dificuldade, pode procurar o centro de saúde mais próximo e pedir ajuda. No sábado, 60 centros de saúde estarão abertos para atender à população agendada para a data. Só não participarão do Dia D as unidades do DIC 6, Rossin, Santos Dumont, Eulina, Carlos Gomes, Campina Grande e Boa Esperança. 

Os documentos necessários para cada grupo devem ser consultados no https://vacina.campinas.sp.gov.br/.  É importante que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações.   

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea von Zuben, chama a atenção para o grupo entre 50 e 54 anos, que está com a cobertura abaixo do esperado. Até 13 de julho, último levantamento realizado pelo departamento, 65.907 das 74.544 pessoas nesta faixa etária haviam sido vacinadas, o que representa uma cobertura de 88,4%. “É muito importante que as pessoas façam o agendamento e recebam a vacina. Só com um grande número de pessoas imunizadas vamos conseguir diminuir a circulação do vírus e, com isso, evitar o desenvolvimento de novas variantes”, alertou. 

Não há possibilidade de escolha da vacina, mesmo com prescrição ou encaminhamento médico. A pessoa que se recusar a receber a dose terá que assinar um documento de recusa e irá para o final da fila de imunização. As pessoas que não comparecerem ao agendamento ficarão suspensas por 30 dias no sistema (se não concordar, basta apresentar recursos no Protocolo Geral da Prefeitura).  

Nos cinco Dias D anteriores foram aplicadas 131.106 doses. As ações foram realizadas em 22 de maio, 4, 12 e 19 de junho e 9 de julho. A última vacinou 31.002 pessoas em um único dia e bateu o recorde dos Dias D.  

Gripe e Covid – intervalo   

O Ministério da Saúde recomenda o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a gripe e contra o novo coronavírus. A orientação é priorizar a imunização contra a Covid. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com