fbpx

Campinas recebe 2º Encontro de Produtores Rurais no dia 22 de agosto

Campinas sedia no dia 22 de agosto o 2º Encontro de Produtores Rurais de Campinas e Região. Com palestras e painéis sobre temas atuais e inovadores para o setor, o evento acontece das 8h às 17h, na sede da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável – CDRS (antiga CATI). Com vagas limitadas, as inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas pela Internet.

 

Contando com a participação de especialistas, o objetivo do evento é chamar a atenção de moradores, gestores públicos e produtores da região para a importância da atividade agropecuária lucrativa próxima aos centros urbanos, a fim de manter a qualidade de vida da população. O Encontro também levantará debates sobre agropecuária sustentável e novas tecnologias do agronegócio, com intenção de fomentar parcerias e novas ações entre produtores rurais da região. 


 

O evento é uma iniciativa conjunta do Sindicato Rural de Campinas, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) e da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

 

As inscrições devem ser feitas pelo link http://bit.ly/EncontroProdutoresRurais .

 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3746-1081/(19) 2116-0864. A sede da CDRS fica Avenida Brasil, nº 2.340, no Jardim Chapadão, em Campinas.

 

Programação:

 

08h: Recepção – Cadastramento/Café da Manhã

 

08h50: Abertura

 

09h20 – 09h40: “A reestruturação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento” – Juliana Cardoso (Coordenadora da CDRS)

 

09h40 – 10h30: “Pequenos produtores, os gigantes do agronegócio brasileiro” – Junji Abe (Ex-presidente da Comissão Permanente de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo)

 

PAINEL 1

 

10h30 – 11h20: “Temas que preocupam os produtores: Agrotóxicos – Registro e exigências; e rastreabilidade e rotulagem” – Anita Gutierrez (Engenheira agrônoma e Gerente da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira – SECQH) e Thiago de Oliveira (Químico do ECQH e representante no GT Minor Crops)

 

11h20 – 12h: “Boas práticas nas operações de embalagem, armazenamento e transporte de produtos hortifrutícolas” – Barbara Teruel (Professora na faculdade de engenharia agrícola da Universidade Estadual de Campinas)

 

12h10 – 13h40: Almoço

 

PAINEL 2

 

13h40 – 14h30: “Tecnologias de Pós-Colheita” – Ângelo Pedro Jacomino (Professor e chefe do departamento de Produção Vegetal da ESALQ/USP)

 

14h30 – 14h50: Intervalo para café

 

14h50 – 15h40: “O uso de drones como fator de aumento da segurança nas áreas rurais – A experiência de Limeira” – Francisco Alves da Silva (Secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira)

 

15h40 – 16h40: “A sustentabilidade da agropecuária no Brasil, São Paulo e região – Lições do Código Florestal, do Cadastro Ambiental Rural e do papel da inovação” – Evaristo Eduardo de Miranda (Chefe Geral Embrapa Territorial – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) 

 

16h50 – Encerramento