Connect with us

Nossa Cidade

Campinas recebe certificado de Ministério ao integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Campinas recebe certificado de Ministério ao integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Campinas recebeu do Ministério do Turismo o certificado que integra o município ao Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro. O documento, que tem validade até 2 de junho de 2024, reforça o município como destino turístico de referência no País, sendo um polo indutor de turismo e no direcionamento de investimentos e novas oportunidades de negócios.

O certificado faz parte do Programa de Regionalização do Turismo no qual Campinas, que integra a Região Turística Bem Viver, está entre os 55 municípios brasileiros classificados na principal categoria do Mapa que é a “A”. 

O diretor de Turismo, Eros Vizel, explica que a classificação “A” considera os municípios de maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Esta categoria tem 55 municípios, incluindo as 27 capitais brasileiras. 

Eventos e negócios

Eros Vizel afirma que Campinas é um destino de turismo de eventos e negócios consolidado, na qual destaca-se pela oferta de gastronomia, hotelaria, logística e serviços. Ele lembra que o objetivo do mapa é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

O diretor comemora a certificação. “É o reconhecimento de um trabalho que não é só da Prefeitura, mas de todo o segmento”. Parabéns a todos. São resultados importantíssimos”.

O Ministério do Turismo também reconheceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo com a emissão de certificado semelhante.

Promoção do setor

O Mapa do Turismo é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. É um sistema com dados sobre o setor do turismo no Brasil, utilizado para subsidiar a tomada de decisões e a adoção de políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal.

O certificado do Mapa do Turismo Brasileiro traz a assinatura da ministra de Estado do Turismo, Daniela Carneiro, e da secretária nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, Débora Vieira Barboza.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com