Connect with us

Nossa Cidade

Campinas recebe novo lote com 59 mil doses de vacina contra gripe comum

Campinas recebeu do Governo do Estado nesta terça-feira, 24 de março, mais 59 mil doses de vacina contra a gripe comum. Com isso, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2020 será retomada na tarde desta quarta-feira, dia 25 de março. A orientação para a população é para que procure os pontos de vacinação após o meio-dia para que haja tempo hábil para reabastecimento dos Centros de Saúde.

A vacina contra a gripe comum não protege contra a Covid-19, mas é aliada porque ajuda no diagnóstico. “O médico, sabendo que a pessoa já foi vacinada contra a gripe comum, vai investigar outras causas. Isso ajuda no diagnóstico. Além disso, a vacina reduz o número de pessoas com gripe, uma doença que em idosos pode ser extremamente grave – assim como a infecção pelo coronavírus -, o que desafoga as unidades de saúde. Por isso, a campanha foi antecipada”, afirma a médica infectologista Valéria de Almeida, do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).

No primeiro dia da campanha, segunda-feira, dia 23, foram aplicadas cerca de 53 mil doses contra a gripe no município. O grande fluxo de idosos e profissionais da área de saúde, públicos-alvo da primeira fase, fez com que as vacinas que estavam programadas para a semana inteira fossem utilizadas num único dia. Em anos anteriores, a demanda média diária era de 5 mil doses.

De acordo com a diretora do Devisa, Andrea von Zuben, a população pode ficar tranquila porque as doses estão garantidas para todas as pessoas que compõem os grupos prioritários. A primeira etapa de vacinação, que começou nesta segunda-feira, dia 23 de março e prossegue até 15 de abril, abrange as pessoas com mais de 60 anos de idade e profissionais de saúde, incluindo os cuidadores de idosos e funcionários de instituições de longa permanência de idosos.

O público-alvo de idosos em Campinas é estimado em 146 mil pessoas, segundo o IBGE. A vacinação está sendo feita em espaços arejados, em muitos locais ao ar livre, em praças, associações, escolas, nos próprios Centros de Saúde e os idosos estão sendo orientados de modo a evitar filas e aglomerações. Pessoas acamadas serão vacinadas em domicílio.

Na segunda etapa, que começa em 16 de abril, serão vacinados professores, pessoas com doenças crônicas e funcionários das forças de segurança. A última fase, com início em 9 de maio, é voltada para gestantes e mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias; crianças de seis meses a 6 anos; pessoas com idade entre 55 a 59 anos; índios e trabalhadores do sistema prisional.

A estratégia da Campanha inclui um Dia D de Mobilização Nacional, que será em 9 de maio, um sábado. A Campanha contra a gripe vai até o dia 22 de maio.

Clique aqui para conferir o endereço dos postos de vacinação da campanha da gripe. Os locais de vacinação também estarão disponíveis no site da Secretaria de Saúde (http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/unidades.htm)

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com