Nossa Cidade
Campinas registra aumento de 17% na abertura de MEIs no primeiro semestre de 2025

No primeiro semestre de 2025, Campinas registrou crescimento de 17,49% na abertura de Microempreendedores Individuais (MEI) na cidade. Foram 14.822 neste ano contra 12.616 em 2024. Os dados são da Junta Comercial de São Paulo e foram compilados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
Outro destaque no período foi o crescimento de 19% na abertura de novas empresas, saindo de 4.663 no primeiro semestre de 2024 para 5.550 no mesmo período de 2025. Esse resultado contribuiu para o aumento de 17,9% no número de CNPJ’s abertos no município, o melhor resultado em um primeiro semestre nos últimos 5 anos.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, os números reforçam a vocação empreendedora da cidade de Campinas demonstrada pelos crescimentos sucessivos dos índices relacionados ao MEI. “Hoje as pessoas querem empreender, se arriscar e serem donas do seu próprio modelo de negócio. Isso pode acontecer de forma online, no trabalho remoto ou mesmo nos bairros. Durante as nossas ações pela cidade temos contato com pequenos comerciantes que geram renda, empregam e fazem a economia girar”, disse.
Ainda segundo o levantamento, até o mês de junho já foram abertas 20.372 empresas no geral, destas 14.822 são MEIS e o restante, 5.550, empresas que se encaixam em outras modalidades de tributação. Isso representa 58,7% de todas as empresas abertas em 2024, quando a Jucesp registrou abertura total de 34.667 CNPJs.
“A gente observa que na metade do ano nós já atingimos quase 60% do total do ano passado. Isso mostra que a nossa economia está aquecida e que o município acerta quando investe na qualificação do pequeno empreendedor. Nesse sentido, podemos destacar o amplo espaço dado ao empreendedorismo durante o Campinas Innovation Week. Tivemos palestras assertivas focadas em ampliar as vendas desse comerciante e ajudá-lo a gerenciar o negócio,” enfatiza Adriana.
