Connect with us

Nossa Cidade

Campinas sedia encontro de secretários municipais de segurança pública

Secretários municipais de segurança pública de cerca de 30 cidades do Estado de São Paulo participaram de encontro nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, no Euro Suíte Hotel, em Campinas. O evento foi aberto pelo prefeito Jonas Donizette e teve, entre outros, o objetivo de apresentar as conclusões do Fórum de Segurança Pública realizado durante o último encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

 

 

 

 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, enfatizou que o Brasil, de certa forma, se acostumou a uma situação de anormalidade quanto à violência, mas “há forças policiais muito ativas combatendo a violência e cidades que se movimentam criando guardas municipais, embora as pessoas ainda não tenham uma sensação de segurança. E, por isso, precisamos ter um espírito de colaboração o que faz encontros como esse serem tão importantes. Na segurança pública temos que ter um plano de ação e ouvir as pessoas para procurar fazer as coisas da maneira correta. A população espera isso de nós”, afirmou. 

 

 

 

 

Para o secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, a discussão sobre como juntar forças é extremamente importante para a segurança pública. “Como secretários e gestores de guardas municipais encontramos dificuldades para as quais não existe um manual. Nossa responsabilidade é escrevê-lo, ao menos em algumas partes. O estado de São Paulo tem uma formação de guardas municipais muito forte. Temos uma obrigação de estabelecermos uma união para que possamos fornecer meios e informações para a segurança pública de forma geral”, afirmou. 

 

 

 

Presente ao evento, o secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, José Roberto Rodrigues de Oliveira, enfatizou a relevância do encontro para união de esforços entre os municípios. “A união de todos é que vai fazer a diferença na segurança pública. Na figura do crime se tem autor, vítima e ambiente. Este ambiente é o município que pode contribuir muito para a segurança”. 

 

 

 

 

Durante o evento, também foi feita a escolha do representante estadual para o Consems – Conselho Nacional de Secretários Municipais de Segurança Pública. O encontro contou com palestras sobre o papel do Exército no material controlado e rádio comunicação para missões críticas. Além disso, foi apresentado um projeto-piloto de escudo balístico para viaturas de patrulhamento pela empresa US Pro Blindagens. 

 

 

 

 

Fórum de Segurança Pública 

 

 

 

Realizado em 27 de novembro, em Recife (PE), o Fórum de Segurança Pública apontou que o aumento da violência urbana tem levado municípios a reivindicar aos estados, e à união, políticas de segurança pública. Estas são necessárias, segundo as conclusões do Fórum, para que a execução e a efetividade das políticas municipais não sejam comprometidas. O fórum também concluiu que é fundamental a elaboração e implementação de uma política nacional de segurança pública, com responsabilidades e recursos claramente definidos entre os entes da federação. Os dados foram apresentados pelo secretário Baggio, que também é vice-presidente do Consems. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com