Connect with us

Nossa Cidade

Campinas sedia o 2º Fórum Mundial de Líderes da Educação

 

Campinas recebeu nesta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, o 2º Fórum Mundial de Líderes da Educação, um encontro de representantes de instituições de ensino nacionais e internacionais. Realizado no Teatro IMA Cultural, o evento reuniu educadores da cidade, região e também enviados de instituições de diversos países conveniados à Internacional Youth Fellowship (IYF), conhecida no Brasil como Comunhão Internacional de Jovens, organizadora do Fórum. Na cidade, a IYF contou com a parceria da Escola do Legislativo de Campinas (Elemcamp) e com o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

 

 

A conferência discutiu vários aspectos ligados à educação/inteligência emocional para a formação de cidadãos e lideranças mais capacitadas. O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, representou o prefeito Jonas Donizette na abertura do Fórum Mundial. Ao dar boas-vindas aos participantes, agradeceu a escolha de Campinas para sediar o evento. Ele contou que teve contato pela primeira vez com o trabalho da IYF há cerca de três anos, e vem acompanhando sua evolução desde então.

 

 

Henrique destacou a importância de quem assume a liderança ter claro que seu papel principal é trabalhar com pessoas. “A liderança é uma ferramenta que nos ajuda a concretizar objetivos. A emoção nos relacionamentos é um aspecto importante a ser trabalhado e deve ser considerada fundamental também na educação”, afirmou.

 

 

A secretária de Educação de Campinas, Solange Pelicer, também participou do Fórum. Como pesquisadora da área, ela relatou estudos que mostram a importância da educação emocional na vida das pessoas. “O mundo está caminhando para cada vez mais promover a educação emocional. Quanto mais cedo começarmos a trabalhar nessa linha, mais sucesso será obtido”, afirmou. Segundo ela, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, a Unesco, colocou o tema em sua agenda de objetivos para o desenvolvimento sustentável dos países.

 

 

Educação e cultura

 

 

Após a abertura, a programação do 2º Fórum Mundial de Líderes da Educação teve a palestra “Como ser bem-sucedido baseado em evidência”, com o administrador e educador da Uninove José Eduardo Storopoli, seguido pela apresentação do ex-dirigente do Sesi/Senai, Walter Vicione, que abordou “A Educação para novos tempos”. O encerramento ficou a cargo do fundador da IYF, Ock Soo Park, que falou sobre “Educação de Caráter: a chave para o sucesso”.

 

 

Além do Fórum, o IYF está realizando entre os dias 6 e 8 deste mês, em Sumaré, a terceira edição do World Culture Camp no Brasil, um acampamento cultural para jovens de vários países. O intuito é promover o intercâmbio e a união entre jovens estudantes e universitários de todo mundo.

 

 

A Internacional Youth Fellowship (IYF) é uma organização sem fins lucrativos fundada na Coreia do Sul e hoje presente em mais de 85 países. No Brasil desde 2005, a IYF possui representações nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador. Tem como inspiração a solidariedade e o amor ao próximo, promovendo o protagonismo social dos jovens por meio de atividades culturais, educacionais e de voluntariado.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com