Connect with us

Cultura & Lazer

Campinas Shopping recebe exposição de fotos sobre a Mata de Santa Genebra

Como continuidade às ações alusivas à Semana do Meio Ambiente, o Campinas Shopping recebe de 11 a 15 de junho a exposição “A Mata Vai”, que tem como tema a Mata de Santa Genebra, maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas. Além de fotos e painéis explicativos sobre a mata, a mostra traz à tona a discussão sobre a necessidade do envolvimento da população em ações de conservação da natureza.

A exposição, localizada na Praça de Eventos Leader, integra o projeto intitulado “A Mata Vai”, que representa uma das mais importantes estratégias da Fundação José Pedro de Oliveira, para que informações sobre a Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra sejam levadas a público.

A exposição contará com painéis que trarão fotos e textos com as seguintes temáticas: “Breve Histórico da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra”, “A importância da Mata de Santa Genebra para a conservação da fauna regional e Apresentação do trabalho realizado pela Fundação José Pedro de Oliveira”, “Apresentação das Características da Mata Atlântica de Interior: A riqueza de aves da Mata de Santa Genebra” e o “O borboletário da Mata Santa Genebra; Apresentação dos projetos de Educação Ambiental da Mata de Santa Genebra”.

A exposição itinerante poderá ser visitada gratuitamente, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h.

“A demanda frequente pela realização de exposições e palestras, bem como o envolvimento dos participantes nas atividades, nos levaram à criação da mostra, integrando eventos com a temática ambiental e alimentando o debate sobre a importância das florestas urbanas para a conservação da biodiversidade e promoção da qualidade de vida da população”, afirma o presidente da Fundação, Sinval Durigon.

 

Sobre a Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra – No final do século XIX, a área conhecida hoje como Mata Santa Genebra pertencia à Fazenda Santa Genebra, de propriedade do Barão Geraldo de Resende, à época uma fazenda modelo na produção de café. No final de sua vida, por dificuldades financeiras, Barão Geraldo teve sua fazenda leiloada e, já no início no século XX, a área passou a ser administrada por José Pedro de Oliveira. Em 1981, Jandira Pamplona de Oliveira, viúva de José Pedro, doou uma parte da mata ao município de Campinas, com o desejo de que fosse conservada. A Mata foi declarada Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) por meio do Decreto Federal nº 91.885, de 5 de novembro de 1985.

Em 1992, o local foi tombado como Patrimônio Natural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas (CONDEPACC). A gestão da ARIE Mata de Santa Genebra é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira, a Prefeitura de Campinas e o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Sob a óptica da ecologia da paisagem, a extrema importância regional da Mata de Santa Genebra revela-se pela sua função de depositária de algumas espécies de animais e plantas – algumas sob risco de extinção no país, como Euterpe edulis palmeira-juçara, Ocotea odorifera canela-sassafrás, Leopardus tigrinus gato-do-mato e Puma concolor onça-parda – e pela contribuição, de maneira decisiva, para a presença dessas em outros fragmentos da região, os quais não seriam capazes de mantê-las por si sós, por serem demasiadamente pequenos.

As características peculiares da Mata de Santa Genebra e a proximidade com importantes instituições de pesquisa e de ensino superior tornaram a Mata de Santa Genebra especialmente atrativa para pesquisas científicas básicas e aplicadas, que atualmente somam pelo menos 300 trabalhos de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado, além de pesquisas de aperfeiçoamento e outras modalidades de produções acadêmicas, e um numero indefinido de trabalhos científicos alimentados por dados oriundos dessas pesquisas.

Serviço:

Exposição sobre a Mata de Santa Genebra no Campinas Shopping
Data: de 11 a 15 de junho

Local: Praça de Eventos Leader
Horário: de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos, das 12h às 20h.

*Visitação gratuita

*Campinas Shopping
Administração BRMalls
Avenida Jacy Teixeira de Camargo, 940
Telefone: (19) 3727.2300
www.campinasshopping.com.br
Facebook: /campinasshopping
Instagram: /campinasshopping

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com