Connect with us

Cultura & Lazer

Campinas Shopping recebe exposição sobre cultura africana

Já que a decoração natalina do Campinas Shopping este ano é do filme Madagascar, para também lembrar a África, o centro de compras receberá, a partir de hoje uma exposição com o tema. Mais de 50 trabalhos, entre quadros, fotos, esculturas e máscaras, de 39 artistas, retratam as belezas e a cultura africana. As obras podem ser vistas no local até 12 de janeiro.

A abertura oficial da mostra “Cultura Africana” ocorre nesta quinta-feira, com vernissage, às 19h30, no espaço ao lado da Azul Viagens, localizado no corredor do Ponto Frio. Durante o evento haverá entrega de medalhas para os participantes e apresentação do grupo de danças folclóricas Filhos da Terra, do Studio Érika Ramos, e da cantora afro Leninha Ramires.

Os artistas e fotógrafos são membros do Centro Campineiro de Artes e Folclore. A curadoria da exposição é da artista plástica e professora Marly Stracieri. “Estamos inaugurando essa exposição acompanhando o tema de Natal do Campinas Shopping. É importante relembrar a cultura africana, da qual temos raízes profundas em nosso país”, afirma Marly.

Os expositores são: Ana Maria Bittar; Adriane Marques Fernandes; Arlete V.Piccolo; Alex Sandro; Claudia Beraldo; Célia Paulino; Eliana Rufino; Emerson Zalotti; Eufrazia Fregonesi; Geni Fuzato Dagnoni; Haydee Guarita; Ivete C . Furegatti; João Almeida; Joel Gonçalves; José Roberto Cândido Ferreira; Júlia Pavan; Liza Ellwanger; Márcia Leal; Marli Bonfante; Maria Celeste A.Roiuk; Maria Raquel Bien Mitica; Maria Tereza Pinotti Ribeiro; Miriam Cook; Nataly Tortorelli; Rafael Sosa; Renato La Guardia; Semini Kwsta; Shirley Fantinatto; Stela Beraldo; Tânia Stefanelli Said; Tina Malfatti; Vera Bernardes e Vera Sofia.

As fotos expostas são de autoria de Akira Sassaki; Dalva Couto; Josemar Antônio Giorgetti; Fatima Pedrosa; Nadja Prado e Manoel Leandro.

HOMENAGEM – Durante o vernissage será homenageada a escritora africana, que reside em Campinas, Dulce Braga. Dulce nasceu em 16 de abril de 1958 na Nharêa, uma vila da província do Bié no coração de Angola. Em 26 de setembro de 1975, em meio à guerra civil, veio para o Brasil, com toda família e fixou residência em Campinas, onde em 1976 iniciou a faculdade de economia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Casou-se e teve dois filhos. Sempre atuante, lançou livros, ministrou palestras e participou de eventos literários dentro e fora do Brasil, sobre o tema. Entre os mais recentes feitos relacionados às publicações de Dulce, este ano o livro “Sabor de Maboque” foi adotado pela Escola Estadual Gustavo Marcondes, de Campinas, para trabalho multidisciplinar do 3º ano do ensino médio.

TEMA NATALINO MADAGASCAR – O tema África foi escolhido para mais esta exposição no Campinas Shopping, por conta da decoração natalina de Madagascar. O leão Alex, a hipopótamo Gloria, a zebra Marty e a girafa Melman encantam famílias e o público infantil. Alex e Melman ficam na Praça de Eventos Principal, enquanto Gloria e Marty podem ser vistos na Praça da Seller, junto ao trono do Papai Noel, onde o espaço é também todo ambientado com caixas de presentes e de madeira, estas últimas que lembram cenas do filme da DreamWorks. Corredores e áreas de convívio também estão enfeitados com bolas, laços de fitas e caixas de presentes, além de elementos para lembrar as aventuras dos amigos, que passaram a vida em cativeiro e, inesperadamente, foram enviados para Madagascar, país que ocupa a maior ilha do continente africano.

Serviço:

Exposição África – Campinas Shopping
Vernissage – hoje (23), às 19h30
Local: espaço ao lado da Azul Viagens, no corredor do Ponto Frio
Visitação gratuita, aberta até 12 de janeiro

Campinas Shopping

Administração BRMalls
Avenida Jacy Teixeira de Camargo, 940
Telefone: (19) 3727.2300
Whatsapp: (19) 99466-3931
www.campinasshopping.com.br
Facebook: /campinasshopping
Instagram: /campinasshopping

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com