Connect with us

Nossa Cidade

Campinas tem ação especial para vacinar sem agendamento neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 23 de outubro, o “Campinas Vacina Mais”, uma ação especial para vacinar a população contra a covid-19 em dez centros de saúde da cidade (confira unidades e horários abaixo) sem necessidade de agendamento. 

As pessoas maiores de 18 anos que receberam a primeira dose da Pfizer há pelo menos 21 dias poderão antecipar a segunda. Além disso, serão aplicadas primeira dose para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17, inclusive gestantes e puérperas das duas faixas etárias; dose adicional para idosos a partir de 60 anos que completaram a imunização há pelo menos seis meses; pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias e trabalhadores da área de saúde, incluindo estudantes do ensino superior ou área técnica que fazem residência/estágio em hospitais ou Atenção Básica ou em clínicas de saúde humana ou, ainda, em laboratórios de saúde humana. 

A expectativa é aplicar cerca de 3 mil doses do imunizante da Pfizer. “Nós estamos com disponibilidade de doses e vagas que não foram preenchidas no agendamento. Para otimizar essas doses vamos aproveitar o fato de o Estado ter diminuído o intervalo da Pfizer para 21 dias no caso de adultos e, dessa forma, dar a oportunidade da antecipação e também para a dose adicional e primeira dose”, explica a diretora do Devisa, Andrea von Zuben.

Ela ressalta que a faixa etária que mais preocupa é a de 18 a 24 anos, que tem 70,4% de cobertura da primeira dose e 44,6% de segunda. “Esta faixa etária é a que mais aglomera em baladas. Temos vacinas que estão salvando vidas e diminuindo as internações. Não tem motivo optar por não se vacinar”, disse. 

Documentos

As pessoas que forem receber a primeira dose ou dose adicional devem levar os documentos determinados para cada grupo no site https://vacina.campinas.sp.gov.br .

Quem for antecipar a segunda dose da Pfizer, precisa levar documento de identidade, CPF e carteira de vacinação. É necessário ter mais de 18 anos e ter recebido a primeira dose há pelo menos 21 dias. 

Adolescentes

Os menores de idade deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. Se estiverem sozinhos, precisarão apresentar um termo de consentimento assinado por eles. O modelo está disponível no site https://vacina.campinas.sp.gov.br . 

Os adolescentes até 17 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, única aprovada pela Anvisa para a faixa etária. Para esta faixa etária não é permitida a antecipação do intervalo da segunda dose para 21 dias.  

Confira os centros de saúde que estarão abertos:

CS Costa e Silva – 8h às 17h 

CS Taquaral – 8h às 17h 

CS Vila Ipê – 8h às 17h 

CS Vila Rica – 8h às 15h

CS Aurélia – 8h às 12h 

CS União dos Bairros – 8h às 12h 

CS Santa Lúcia – 8h às 12h 

CS Aeroporto – 8h às 12h

CS Santo Antônio – 8h às 12h

CS Valença – 8h às 12h

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com