Connect with us

Nossa Cidade

Campinas terá evento internacional sobre Distritos do Conhecimento de Quarta Geração na Unicamp

Entre 20 e 21 de maio, Campinas sediará o FGKD24: Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024, a primeira conferência internacional do Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (Ceuci) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com a participação de conferencistas renomados de várias partes do mundo, o evento debaterá experiências de parques tecnológicos em áreas urbanas e o novo conceito de "territórios do conhecimento" para esses locais, como o projeto do Polo de Inovação para Desenvolvimento Sustentável (PIDS) que está sendo implantado no distrito de Barão Geraldo. A Prefeitura de Campinas apoia a iniciativa.

Pesquisadores que queiram inscrever artigos e pôsteres sobre o tema devem enviar os materiais até o dia 2 de fevereiro. Outras duas possibilidades de participação no congresso são inscrições de relatos de políticas públicas, voltado para pessoal técnico de prefeituras, e de projetos urbanos e arquitetônicos, indicado para escritórios de arquitetura, urbanismo e engenharia. Em ambos os casos, o envio pode ser feito até 5 de abril. O contato com os organizadores da conferência pode ser feito pelo e-mail fgkd24@unicamp.br.

A inscrição para pessoas com deficiência e populações sub-representadas é gratuita. O congresso terá tradução inglês-português e também em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. 

O objetivo do FGKD24 é reunir a sociedade, diversos centros de produção de conhecimento, o setor produtivo e o poder público para discutir um novo e mais amplo modelo de distrito do conhecimento, um modelo de quarta geração, que reúne também a sociedade e o meio ambiente, além dos tradicionais atores relacionados a esses projeto, academia, governo e indústria. O evento será no Centro de Convenções da Unicamp e terá transmissão online a ser realizada pela TV Unicamp.

O sistema de submissão de trabalhos para o Congresso e mais detalhes e os respectivos prazos de envio de inscrições e de resumos estão disponíveis no site do Congresso, em https://sites.google.com/unicamp.br/fgkd24pt/congresso-2024.

 

Sociedade e meio ambiente

O objetivo do FGKD24: Congresso Distritos do Conhecimento de Quarta Geração 2024 é reunir atores das três hélices tipicamente associadas aos parques tecnológicos – academia, governo e indústria – para discutir um modelo mais amplo de quarta geração dos territórios de produção do conhecimento. Polos de inovação, parques tecnológicos e distritos do conhecimento hoje estão sendo chamados também de "territórios do conhecimento", um conceito mais amplo, que envolve dois novos atores: a sociedade e o meio ambiente.

Os distritos industriais tiveram grande influência no crescimento e no desenvolvimento das cidades latino-americanas ao longo do século 20, porém com resultados nem sempre positivos do ponto de vista ambiental. Nas últimas décadas, os distritos de inovação surgiram como novas áreas da cidade com o potencial de contribuir para o desenvolvimento social e econômico de maneira mais sustentável.

No caso brasileiro, assim como na América Latina, estes distritos, geralmente localizados nas franjas urbanas, limitam-se a exemplos de segunda e terceira geração, que buscam promover a interação entre academia e indústria e mais recentemente com o governo.

Essas tipologias seguem o chamado modelo de inovação de tripla hélice. Mas com a evolução para o modelo de inovação de quíntupla hélice, a sociedade e o meio ambiente passam a ser esferas indissociáveis para o sucesso de distritos de inovação, naquilo que denominamos a quarta geração de territórios de conhecimento. Existem, contudo, grandes desafios para o sucesso desses distritos, como seu financiamento, além de riscos em sua implantação, como a destruição das preexistências, a gentrificação e a desconexão com relação a outras áreas da cidade.


Temas e convidados

Segundo os organizadores do Ceuci/Unicamp, o FGKD24 foi planejado em quatro tópicos principais: projeto e planejamento urbano em distritos de conhecimento; sustentabilidade e ecossistema em distritos de conhecimento; desenvolvimento econômico e social nos distritos do conhecimento; e placemaking em distritos de conhecimento.

Os conferencistas internacionais já confirmados são representantes de várias vertentes de pesquisa e ligados a projetos, como Elias G. Carayannis, professor de Sistemas de Informação e Gestão de Tecnologia, cofundador e codiretor do Global and Entrepreneurial Finance Research Institute (GEFRI) e diretor de pesquisa em Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo no Centro de Pesquisa da União Europeia (EURC) na George Washington University School of Business (GWSB).

Outra convidada é Flavia Curvelo Magdaniel, que trabalha na Prefeitura de Haia, na Holanda, onde aconselhou planejadores urbanos e formuladores de políticas sobre estratégias concretas para estimular a inovação no Distrito Central de Inovação (CID) e no Parque Tecnológico Ypenburg (TPY), coordenando espaços e políticas econômicas.

A professora da Escola de Arquitetura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Teerã, no Irã, Niusha Esmaeilpoorarabi, também participará. Ela aborda temas interdisciplinares das áreas de arquitetura, estudos urbanos e ciências sociais. Seus interesses de pesquisa incluem o desenvolvimento baseado no conhecimento de cidades, bairros e, em particular, distritos de inovação, e bairros e comunidades sustentáveis.

A arquiteta e urbanista Marta Rofin Serrà, diretora do Curso de Pós-Graduação “Planejamento urbano e saúde” da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), também está entre os convidados internacionais. Ela lidera o departamento de Cidades Saudáveis da Bax & Company e é docente do Mestrado em Promoção da Saúde Comunitária da Universidade do País Basco (UPV-EHU). No seu trabalho, desenvolve estratégias de saúde urbana, avaliação de impacto na saúde, projetos de investigação e formação e, nos últimos anos, liderou a concepção e desenvolvimento da ferramenta de avaliação de impacto na saúde “Gerador de Cidades Saudáveis”.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com