Connect with us

Nossa Cidade

Campinas terá o primeiro campeonato Taça das Favelas fora de capitais

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, lançou na manhã desta quarta-feira, dia 25 de setembro, a primeira edição, em Campinas, da Taça das Favelas, na Sala Azul da Prefeitura. O evento é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa) Unidade Campinas em parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, e apoio da EPTV.

É um campeonato de futebol de campo que vai reunir jovens atletas das comunidades da cidade. “É importante valorizar quem está na luta. Esta parceria oferece uma oportunidade de, por meio do esporte, dar o primeiro impulso para mostrar o potencial desses jovens. Também é uma forma de animar, de suavizar dificuldades que possam existir no dia a dia desses jovens”, disse o prefeito Jonas Donizette.

Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, Dario Saadi, a Taça das Favelas é mais que um evento esportivo, é uma forma de valorizar o esforço e trazer os jovens para o caminho do esporte. “É mais uma oportunidade para muitos jovens e estamos muito felizes por esta parceria”, disse.

A Taça das Favelas será disputada por 32 equipes masculinas e 16 equipes femininas, compostas por atletas com idades entre 13 e 17 anos. Campinas é a primeira cidade não-capital do país a realizar a Taça das Favelas, que já é disputada no Rio de Janeiro e em São Paulo, com enorme sucesso.

O pontapé é o Dia da Peneira, 19 de outubro, sábado, quando todos os inscritos terão a oportunidade de participar dos jogos e quando se formarão os times. A segunda fase começa com as equipes já montadas. A abertura será dia 3 de novembro, domingo. O campeonato terá o formato mata-mata com todos os times masculinos e femininos competindo durante cinco finais de semana.

As partidas serão no campo de futebol da Praça de esportes Argemiro Roque, na Avenida João Batista Morato do Canto, 300, no São Bernardo. A grande final será disputada no dia 14 de dezembro, sábado, no estádio “Moisés Lucarelli” (Ponte Preta) e terá transmissão ao vivo pela EPTV-Campinas. O feminino será às 11h30 e o masculino às 14h. A entrada é gratuita.

A Taça das Favelas tem o objetivo de promover a inclusão de jovens proporcionando uma grande mobilização da população local.

O presidente da Cufa Campinas, Henry Paulino, diz que a Taça das Favelas chega para revelar, incentivar e dar chances aos novos talentos: “A Taça das Favelas não é um campeonato engessado. Tem um formato que todos os jovens possam participar”.

Também participaram do evento de lançamento da Taça, representantes de bairros e equipes esportivas, esportistas, vereadores, entre outras pessoas.

Cufa – Unidade Campinas

A Central Única das Favelas (Cufa) Campinas foi criada em meados de agosto de 2019, com o propósito de expandir e criar ações que integrem, qualifiquem e dêem visibilidade para as comunidades. A primeira ação da Cufa em Campinas será a Taça das Favelas.

 

A Central Única das Favelas foi instituída há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para se expressar. A Cufa promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com