Connect with us

Nossa Cidade

Campinas zera fila de exames de mamografia; caso grave leva 48 horas

Campinas zerou a fila para o exame de mamografia, de prevenção do câncer de mama. Antes, havia oito mil mulheres na espera, com prazo de quatro até seis meses para fazer o exame. Hoje, a fila está zerada e o prazo máximo para fazer o exame é de 15 dias. Em casos detectados como graves, a paciente chega a ser atendida em até 48 horas.

 

A inauguração em agosto do Hospital de Amor, que é a unidade do Hospital de Câncer de Barretos, foi fundamental para que Campinas alcançasse este resultado. Somente lá são feitas 800 mamografias por mês. Além disso, em Campinas, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também são realizadas 3 mil mamografias por mês. Além do Hospital de Amor, os exames são feitos no Hospital Celso Pierro, da PUC Campinas, e no Hospital Ouro Verde. Para marcar a mamografia, a mulher precisa ir ao centro de saúde.

 

A boa notícia chegou em um momento especial para a luta contra o câncer de mama. “Pela primeira vez estamos fazendo a Campanha Outubro Rosa com a fila de mamografia zerada. Não completou um ano de governo e já entregamos o Hospital de Amor, que é a nossa unidade do Hospital de Câncer. Lá eles fazem mamografias e se houver algum problema, a pessoa é atendida e ali mesmo resolve o problema. Esse tipo de exame é muito importante, porque a realização rápida é fundamental para o diagnóstico precoce, o que garante o sucesso da cura”, afirmou o prefeito Jonas Donizette.

 

As campanhas do Outubro Rosa vêm ampliando a conscientização das mulheres em relação a prevenção do câncer de mama e cada vez mais ações educativas e culturais têm ocorrido na cidade para alertar sobre a importância do assunto. A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo ao longo do mês de Outubro, várias ações de mobilização para alertar, conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer de mama. 

 

“Estamos avançando nas ações preventivas. Agora, com a fila zerada, nossa meta é encontrar mulheres que, por algum motivo, não cuidam regularmente dos seus exames anuais. Queremos chamar a atenção dessas mulheres, conscientizá-las. A detecção precoce é um dos fatores de sucesso da cura do câncer. Precisamos passar adiante essa mensagem e contamos com a ajuda de todos”, afirmou a primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci.

 

Voluntários, parceiros, empresas, instituições voltadas à saúde da mulher se uniram para fazer uma programação especial do Outubro Rosa em Campinas. O tema deste ano foi “Lembrar de Cuidar de Mim – a prevenção do câncer de mama é o ano todo”. Foram várias ações para chamar a atenção das mulheres principalmente de quem ainda não teve tempo para fazer o exame. 

 

A programação do Outubro Rosa conta com exposição, palestras, orientações e a Caminhada do Laço Rosa, que aconteceu no último domingo na Lagoa do Taquaral. Além da caminhada teve esmaltação rosa, venda de produtos da ONG Rosa e Amor, massagem terapêuticas e aula de zumba.

 

As atividades têm como objetivo alertar para a importância do apoio de familiares e amigos na prevenção do câncer de mama e também na recuperação da autoestima da paciente para a superação da doença. E claro, lembrar a população da realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com