Connect with us

Nossa Cidade

Campo Grande tem agendamento para castração de cães e gatos

A Prefeitura de Campinas realiza hoje (22) e amanhã (23) o agendamento para os interessados na castração gratuita e microchipagem de cães e gatos na região do Campo Grande. O cadastramento pode ser feito na AR 13, das 9h às 15h, na rua Natale Netucci, 128 (em frente ao Centro de Saúde do Parque Valença I). 

 

 

Esta edição do programa esterilizará 1.000 animais de tutores residentes no Parque Valença I e II, Parque Itajaí, Parque da Floresta, Jardins Santa Clara, Santa Rosa, Liza, Liliza, Maracanã, Metanópolis, São Bento, Novo Mundo e Nova Esperança.

 

 

O Castramóvel estará na Praça João Amazonas (rua Edson Luiz Rigonatto, 497, Jardim Maracanã) para a realização das cirurgias entre os dias 3 e 7 de junho. De acordo com o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), Paulo Anselmo Nunes Felipe, só podem passar pelo procedimento os animais que tenham sido previamente cadastrados. 

 

 

Para efetivar o agendamento, o responsável pelo animal deve morar em um dos bairros contemplados, ser maior de 18 anos, e apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. 

 

 

O diretor esclarece que a castração é uma técnica importante para ajudar na prevenção a doenças como tumores de mama, útero, próstata e testículos, entre outras enfermidades. “Além do ganho para a saúde do animal, há a vantagem adicional de conter a proliferação descontrolada dos pets e, por consequência, o abandono. Castrar é um ato de amor”, afirma.

 

 

Os tutores que aderem ao projeto recebem orientações sobre o pré e o pós-operatório, e levam para casa um guia sobre posse responsável.

 

 

Os animais castrados recebem também a implantação de microchips subcutâneos, dispositivos de identificação que reúnem informações sobre raça, idade, vacinas, e também dados sobre o responsável e endereço.

 

 

De acordo com o diretor do DPBEA, desde 2013, mais de 20 mil castrações já foram realizadas e, até o final deste ano, mais nove mil animais de todas as regiões da cidade terão sido esterilizados. Só na semana retrasada, por exemplo, mais de 800 pets foram castrados em Barão Geraldo.

 

 

O DPBEA é um órgão vinculado à Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS) e responsável pela formulação, planejamento e execução da política para a população animal no município.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com