Connect with us

Nossa Cidade

Câncer de próstata: live alerta para importância dos exames anuais

Câncer de próstata: live alerta para importância dos exames anuais

O prefeito Dário Saadi alertou em live nesta sexta-feira, 18 de novembro, para a importância do diagnóstico precoce para prevenção do câncer de próstata. “É o câncer mais frequente entre os homens, atrás dos tumores de pele, e quando diagnosticado na fase inicial e tratado, as chances de cura são de 90%”, disse. Ele reforçou a necessidade de homens a partir dos 50 anos realizarem avaliação anual.

Segundo câncer mais frequente entre os homens, atrás dos tumores de pele, Campinas registra entre 500 e 600 novos casos anualmente. Nos últimos cinco anos, a cidade registrou 80 mortes pela doença, em média, por ano.

A live abriu o evento Novembro Azul realizado no auditório do Ceprocamp e que reuniu coordenadores e apoiadores dos distritos de saúde para atualizar informações sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata para a equipe multiprofissional na atenção primária à saúde.

O prefeito, que é urologista, observou que os homens não têm hábito de procurar o médico, e resistem em fazer os exames. “Em geral alegam que estão bem, que não tem sintomas e vão ao médico quando a mulher insiste”, afirmou.

O câncer de próstata, em sua fase inicial, não apresenta sintomas. Sintomas como dificuldade para urinar, ir mais vezes ao banheiro indicam hiperplasia benigna, informou o coordenador do centro cirúrgico e referência técnica da urologia do hospital Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira, que participou do evento. Segundo ele, se deixar para procurar o médico quando tiver sintoma, o homem pode ter perdido muito tempo da chance de cura, porque quando aparecem os sintomas, o câncer está avançado, com metástase”, afirmou.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Mário Gatti, Edson Bezerra, observou que o exame é rápido e indolor. Consiste no exame de toque retal, que identifica alterações que podem ser sinal de câncer de próstata e no exame de sangue que avalia o nível de PSA (Antígeno Prostático Específico), um hormônio produzido pela próstata, mas também pela uretra e glândulas salivares. “O fato se ser elevado não significa existência de câncer, mas acende o sinal amarelo para ser investigado”, afirmou.

No evento, o tutor de educação física da residência multiprofissional da Secretaria de Saúde, Kleber Rodolfo Albino Ferreira, falou sobre atividade física e condições crônicas não transmissíveis. Autocuidado apoiado como ferramenta de promoção de saúde na atenção primária campineira foi o tema abordado pelo tutor do Mais Médicos Campineiro, Eduardo Tomasielo; enquanto André Pampanini, ginecologista do Devisa, abordou o pré-natal do parceiro.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com