Connect with us

Nossa Cidade

Capacitação para professores de esportes paralímpicos tem aulas gratuitas

Campinas sedia até sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, com a realização de curso de capacitação técnica, oferecido gratuitamente. As aulas são realizadas na Escola de Cadetes do Exército, na avenida Papa Pio XXII, nº 350, no Jardim Chapadão.

O objetivo do projeto é fomentar o esporte paralímpico de base por meio da capacitação de professores de educação física, da rede pública e privada, de entidades e clubes. A formação também está aberta aos alunos de graduação do último ano de Educação Física e a educadores ligados à prática esportiva.

O foco do curso é enfatizar a importância da capacitação técnica, valorizando o conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico. O direcionamento, nesta etapa atual, é voltado às modalidades de Atletismo, Basquete Cadeira de Rodas, Bocha, Ciclismo, Goalball, Natação, Parabadminton e Tênis de Mesa.

Os organizadores afirmam que as aulas práticas de capacitação produzem resultados positivos. “Com técnicas avançadas e a implementação de conceitos e estratégia, bem como fórmulas de trabalho, é possível consolidar a continuidade dos fundamentos básicos, com ganho de aprendizado no processo educativo-esportivo nas modalidades paraesportivas especificadas”, testemunham .

O projeto Paralímpico é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em Campinas, a capacitação tem o apoio da secretaria de Esportes e Lazer, que tem quatro diretores frequentando o curso.

Aulas gratuitas

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, ressaltou a importância do evento: “Ficamos gratos pela escolha da nossa cidade para sediar essa capacitação. Campinas sempre foi celeiro de grandes atletas, inclusive no paradesporto, como é o caso da nadadora Fabia Sugimori”, concluiu.

Na etapa inicial, nove cidades participaram do programa e cerca de 400 pessoas foram capacitadas a trabalhar com paralímpicos.

Quem não se inscreveu, mas tem interesse em acompanhar, pode assistir as aulas gratuitamente. Elas acontecem na EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército – Av. Papa Pio XII, 350 – Jardim Chapadão.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com