Connect with us

Cultura & Lazer

Carnaval volta a movimentar a cidade a partir desta sexta-feira com blocos

Os blocos voltam a movimentar a cidade a partir desta sexta, dia 14 de fevereiro. A região central da cidade ganha a folia do tradicional Cordão do Félix, que se apresenta a Praça Carlos Gomes, a partir das 18h de amanhã.

No sábado, dia 15, a City Banda, o maior bloco da região, arrasta multidão em torno da Praça Arautos da Paz, no Taquaral. Neste ano, o bloco faz homenagem ao importante compositor campineiro Carlos Gomes, pelos 150 anos da estreia da ópera “O Guarani”, no Teatro alla Scala, de Milão, na Itália. Também no sábado, no Distrito de Sousas, o tradicional Unidos do Candinho mostra sua evolução. No domingo, dia 16, dez blocos comandam a folia em diversos bairros da cidade.

Já a partir da sexta-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro, até a terça-feira, 25, a cidade ganha, diariamente, outro colorido com confete e serpentina. São vários blocos em diferentes bairros de Campinas. E para quem pensa que a festa acabou, tem mais Carnaval no sábado, dia 29, com o bloco do Instituto Cidas, na Vila San Martin, que encerra a folia em Campinas.

Para conferir a programação geral dos blocos, clique aqui http://conteudo.campinas.sp.gov.br/sites/conteudo.campinas.sp.gov.br/files/arquivo-comunicacao/02-2020/vinheta-e-programacao-carnaval.pdf

Estrutura

A organização dos desfiles é coordenada pela Secretaria de Cultura de Campinas. Para todos os blocos cadastrados oficialmente, a Prefeitura fornece suporte institucional aos desfiles.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar cuidam da segurança pública. O monitoramento do trânsito e fechamento de ruas tem atuação da Emdec. Equipes de Saúde do Samu estão atentas para o atendimento dos casos de emergência.

A Setec responde pela fiscalização e regulamentação dos ambulantes e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo dos pedidos para liberação de horários especiais de funcionamento do comércio nesse período.

A Secretaria de Serviços Públicos atua com equipes do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) e do Departamento de Parques e Jardins (DPJ). A Secretaria de Cultura também fornece banheiros químicos em todos os trajetos dos desfiles.

Carnaval pacífico

O diretor de Cultura de Secretaria de Cultura, Alexandre Randi, enfatiza que “o trabalho conjunto entre os órgãos públicos, a sociedade civil, as associações dos comerciantes e os blocos de rua tem resultado em um Carnaval cada vez mais organizado, trazendo a confiança do público. Os efeitos dessa articulação vêm em mais segurança e no aumento da economia local”.

Randi destaca também a importância de dicas que fazem toda a diferença para um Carnaval pacífico. “É fundamental que o folião mantenha o respeito ao próximo e com a cidade”.

Dicas para o folião

  • Se beber, respeite a vida; não dirija. Respeite a vida.
  • Use transportes alternativos/app/ táxi. Haverá linhas especiais de ônibus.
  • Caso tenha crianças acompanhando, faça crachá ou pulseira com a identificação da criança.
  • Evite usar objetos de valor, como relógios, joias e outros que chamem atenção.
  • Em caso de situação suspeita, informe às autoridades presentes no local.
  • Não faça xixi na rua. Procure o sanitário químico mais próximo.
  • Lixo é no lixo. Preserve a cidade em que vivemos.
  • Não é não! Respeito na hora da paquera é obrigatório.
  • Proteja-se! Use camisinha.
  • Sexo em lugar público é atentado ao pudor.
  • Brinque de forma pacífica.
  • Proibido o porte de armas e material perfuro-cortante de qualquer natureza.
  • Proibido o porte de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas e recipientes de vidro e o uso de caixas térmicas e similares, com ou sem bebidas.
  • Proibida a utilização de qualquer tipo de instrumento musical ou aparelho sonoro de qualquer espécie, e também de barracas pelo público participante.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com