Connect with us

Nossa Cidade

Casa de Vidro recebe projeto fotográfico Códigos Urbanos neste sábado

A Casa de Vidro recebe o  projeto fotográfico Códigos Urbanos, da fotógrafa e jornalista Zaida Siqueira, que consiste em exposição e livro, no sábado, 8 de junho, às 10h. 

A mostra traz painéis fotográficos que retratam a ocupação das ruas de grandes cidades, e também três audiovisuais do coletivo Casa da Lapa, dos artistas Roberta Dabdab e Henk Nieman, em que são narradas histórias, ritos e fluxos do cotidiano da cidade. O conteúdo do projeto foi desenvolvido por Zaida, Arthur Verga e Christiane Alvarenga.

A curadoria teve a colaboração da antropóloga Maria Lúcia Montes, que faleceu em 2018, e neste projeto priorizou retratar “referências ancestrais e aspirações, em harmonia com o presente”. Para ela, “as metrópoles se deparam com suas múltiplas vocações, e a ocupação dos espaços públicos pela população mostra as profundas e perenes necessidades humanas, que residem na memória coletiva”. 

Maria Lúcia é homenageada neste trabalho: “Tivemos a honra de contar com sua colaboração, suas ideias criativas e profundas, que iluminaram nosso caminho artístico durante mais de uma década. Fica aqui um pouco de seu grande talento para o público de Campinas.” 

Autora de seis publicações e sete exposições individuais, a mais recente encerrada em janeiro de 2019, em Nova York, Zaida Siqueira retrata nesse trabalho, desenvolvido com a artista gráfica Christiane Alvarenga, a produção cultural espontânea dos grandes aglomerados humanos. “Através de uma arte aleatória, que remete aos símbolos ancestrais e invade espaços nas metrópoles, surge o desenho da ligação entre homem e natureza, humano e divino, inclusão e pertencimento, com a apropriação visual dos ambientes das cidades, afirma. 

Para Adriana Barão, gestora do Museu da Cidade e da Casa de Vidro, “a importância do projeto expositivo Códigos Urbanos é permitir o diálogo sobre as diversas leituras das cidades, atividade especialmente instigante para o público escolar”.

Zaida Siqueira

Há quase duas décadas, a jornalista e fotógrafa paulistana Zaida Siqueira busca registros do cotidiano, estabelecendo pontes entre o ancestral e o contemporâneo. Sua obra resulta de intensa e ampla observação, valorizando a sabedoria do homem e da natureza, no ambiente rural e urbano, resgatando e valorizando conhecimento e sabedoria. 

Realizou, em 2015, a exposição “Casas, a Morada das Almas”, no Museu da Casa Brasileira, que teve parte da obra incorporada ao acervo permanente do museu. Em 2018, expôs em Nova York, em uma importante galeria de fotos no Soho, a série Photographs from Brazil (Fotografias do Brasil).

O projeto Códigos Urbanos teve incentivo de ProAC e Lei Rouanet, para exposição e livro – que será lançado no segundo semestre. As empresas AkzoNobel (patrocínio da exposição), Liberty Seguros (patrocínio do livro) e Cerâmica Atlas (apoio aos projetos) participaram da iniciativa.

 

Serviço

Projeto Códigos Urbanos 

Onde: Casa de Vidro (Av. Heitor Penteado, 2145.Taquaral. Lago do Café).

Abertura: sábado, 8 de junho, 10h. Até 31 de julho/2019.

Visitação: terça a sexta, 10h às 17h; sábados, 10h às 13h.

Informações e agendamentos: museudacidade@campinas.sp.gov.br

Entrada gratuita.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com