Connect with us

Nossa Cidade

Castro Mendes recebe abertura do Festival de Inverno do Primeira Nota

 

O Festival de Inverno Primeira Nota abriu sua quarta edição na noite desta terça-feira, 26 de junho, com a apresentação do coral formado por cem alunos. Desta vez, eles subiram ao palco acompanhados de músicos profissionais convidados.

 

 

O espetáculo aconteceu no Teatro Castro Mendes, na Vila Industrial. Ao todo, cerca de 370 estudantes de música vão tocar e cantar durante o Festival, e são esperados mais de 1.500 espectadores.

 

 

O Festival terá mais três apresentações, que serão realizadas no Teatro Sesi, no Parque Itália. A entrada é gratuita e será por ordem de chegada até a lotação do espaço. No dia 2 de julho, as classes de musicalização infantil e coral infantil sobem ao palco às 15h e às 20h será a vez das turmas de sopros, percussão e coral juvenil. No dia 3, quem toca são os alunos de cordas e coral juvenil, também às 20h.

 

 

Nos anos anteriores, o Festival não tinha a presença de músicos convidados. Nesta edição, a abertura contou com o Grupo de Clarinetas da Unicamp, o Coro Contemporâneo de Campinas e o cabareto Early Jazz Band. Todos os grupos convidados têm em sua composição professores de música que já deram aulas na escola.

 

 

Luca Alves é regente do grupo de sopros do Projeto Primeira Nota, compositor e membro do Early Jazz Band, que tocou na abertura. Alves começou a lecionar música porque acha importante que a criança conheça os benefícios que a música proporciona. “Hoje o ensino é muito individualista”, disse o professor.

 

 

A audiência foi uma forma de mostrar para o público como esse contato com a arte funciona. Enquanto o cabareto tocava, o público podia levantar e dançar na frente do palco. A participação da plateia comprova uma tese dos professores: a de que as apresentações, além de servirem de incentivo para os estudantes, também aproximam as famílias do trabalho feito na escola.

 

 

A diretora do Primeira Nota, Leila Sarubbi, relembrou a trajetória do Festival de Inverno, que começou como uma pequena apresentação dentro da escola e cresceu a cada ano, e agradeceu pela confiança dos pais no projeto e o esforço para levar os filhos às aulas. “Quero agradecer essa credibilidade que os pais dão e parabenizar pelo apoio”, disse.

 

 

Desde 2016, a Primeira Nota finaliza o primeiro semestre letivo realizando uma série de concertos, com a intenção de apresentar o desenvolvimento musical dos alunos. Além disso, o projeto busca formar plateias para a música instrumental e vocal.

 

 

O projeto existe desde 2014 e é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Artes da Unicamp. Ele funciona no Cemmaneco (Centro Escolar Municipal de Musical de Música Manoel José Gomes), na Vila Marieta. Crianças e adolescentes de 7 a 14 anos têm aulas gratuitas de musicalização, coral infantil, coral jovem, instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria musical e prática de conjunto. Ao todo, são 360 vagas destinadas a alunos das redes públicas e particulares de ensino.

 

 

Serviço:

 

 

Próximas apresentações

 

Local: Teatro Sesi – Av. das Amoreiras, 450 – Pq. Itália

Datas e horários: musicalização e coral infantil no dia 2, às 15h; sopros, percussão e coral juvenil no dia 2 às 20h; cordas e coral juvenil no dia 3

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com