Connect with us

Nossa Cidade

CCA é reconhecido como modelo de sustentabilidade

O Centro de Conhecimento da Água (CCA) será referência de Instalação Modelo de Sustentabilidade neste ano pelo Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado de São Paulo. O espaço contempla um conjunto de boas práticas ambientais, como coleta seletiva de resíduos sólidos, redutores de vazão e temporizadores nas torneiras. 

Suas instalações possuem ainda ventilação e iluminação naturais, água de reúso na fonte, áreas externas permeáveis e caixas acopladas nos vasos sanitários, gerando economia de água. O reconhecimento ocorre por meio de uma placa, instalada no Centro de Conhecimento da Água, informando todos os itens que fazem do CCA um modelo de boas práticas. 

O Programa Município VerdeAzul teve início em 2007 e premia os municípios, por meio de um ranking ambiental, com melhor desempenho. O objetivo é estimular outras edificações a adotarem ações que promovam o desenvolvimento sustentável. Além de contribuir com o meio ambiente, reitera o compromisso do município com a sustentabilidade.

Museu da Água

O Centro de Conhecimento da Água abriga o Museu da Água, exposição científica cultural interativa. O acervo, permanente, reúne 24 instalações distribuídas nas áreas interna e externa do CCA. Cada uma delas apresenta, de maneira lúdica e interativa com o público, a água enquanto elemento garantidor da vida e do equilíbrio ambiental do planeta. 

Todas as instalações também destacam o uso da água ao longo da história e da evolução tecnológica para o tratamento, armazenamento e distribuição. O trabalho da Sanasa é ressaltado com ênfase ao sistema de tratamento e abastecimento de água, bem como ao serviço de esgotamento sanitário e produção de água de reúso. 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com