Connect with us

Nossa Cidade

Ceasa recebe Estação Elevatória de Esgoto entregue pela Sanasa

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, o presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, e o presidente da Ceasa, Wander Villalba, inauguraram na manhã desta terça-feira, 18 de junho, a Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da Central de Abastecimento. A entrega faz parte das comemorações dos 245 anos da cidade, que serão completados em 14 de julho.

 

 

A nova estação tem capacidade de recalcar 10,8 litros por segundo, e todo o esgoto da Ceasa será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vó Pureza, localizada no bairro Santa Mônica. Também foram implantados um quilômetro de linha de recalque, 200 metros de prolongamento de rede coletora por gravidade e uma linha de alimentação de água, além de duas bombas submersíveis e painéis elétricos e de automação.

 

 

Construída com recursos próprios da Sanasa no valor de R$ 1.477.429,99, a Estação possibilitará a desativação da lagoa que era utilizada como alternativa de tratamento preliminar do esgoto da Central de Abastecimento. A ideia inicial é transformar o local, que será aterrado, em um grande mercado de pescados. “Será bom para a Ceasa, para Campinas e para o Brasil, porque muitos comerciantes, que hoje vão para São Paulo comprar no atacado de pescado, poderão fazer as compras em Campinas”, afirmou o prefeito Jonas Donizette. “Esta Estação é um equipamento mais moderno em termos ambientais, mais eficiente, e a desativação da lagoa permitirá que o local seja utilizado comercialmente”, acrescentou.

 

 

De acordo com o presidente da Sanasa, a construção da Estação Elevatória de Esgoto da Ceasa é uma obra esperada há mais de 40 anos. “Estamos caminhando rumo à universalização do saneamento; durante a gestão do prefeito Jonas Donizette, investimos 650 milhões de reais no setor, é o maior investimento da história da Sanasa”, destacou.

 

 

A Ceasa Campinas é hoje o 4º maior entreposto de alimentos do Brasil. “Conseguimos dar um grande salto em tecnologia, estamos transformando a Ceasa Campinas em um dos maiores e melhores entrepostos do estado de São Paulo e do País”, comemorou o presidente da Ceasa, Wander Villalba. Na ocasião, ele reforçou a importância da entrega da estação elevatória para o meio ambiente. “É um ganho ambiental fantástico, a preocupação com o meio ambiente é uma marca do governo Jonas Donizette”, ressaltou.

 

 

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com