Connect with us

Cultura & Lazer

CEFAS promove palestra “A Psicanálise no enfrentamento da angústia contemporânea”

O CEFAS – Centro de Formação e Assistência à Saúde realiza no próximo dia 4 de março, quarta-feira, às 19h30, gratuitamente, em seu auditório, a palestra “A Psicanálise no enfrentamento da angústia contemporânea, ministrada por Antônio Muniz de Rezende. O palestrante, psicanalista, é um dos notáveis da área da Psicanálise no Brasil, e desfruta de sólido reconhecimento na área. Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), é doutor em Filosofia pela Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma, professor titular aposentado da Unicamp e autor dos livros Bion e o futuro da Psicanálise, A questão da verdade na investigação psicanalítica e A identidade do psicanalista, entre outros.

Voltada aos mais diversos públicos, o objetivo desta palestra é refletir de que forma a Psicanálise intervém nas diversas dinâmicas da sociedade contemporânea e como contribui na lida com as mais diversas manifestações da angústia e nas situações de perdas, separações, lutos, desamparos, ansiedade, pânico, depressão e outras dores psíquicas. Nesse contexto, qual o lugar e a responsabilidade do psicanalista e como a sociedade pode beneficiar-se de sua atuação.

As vagas são limitadas e serão fornecidos certificados aos participantes. As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do e-mail – cursos@cefas.com.br, onde deverão ser informados nome completo e dados de contato do participante. Para mais informações, o contato pode ser feito pelos fones 019 3252 7521, 3251 9028 e 99165 3538. Local da palestra: rua Mogi Guaçu, 569 – Novo Cambuí – Campinas.

O cenário: na velocidade do logarítmo

O polonês Zygmunt Bauman (1925 – 2017), professor emérito das universidades de Leeds (Inglaterra) e Varsóvia (Polônia) e um dos mais importantes sociólogos da atualidade, autor de “Modernidade Líquida” e outras obras bem contundentes, com uma linguagem simples e acessível resume o espírito de nossa época e explicita o contexto no qual de insere essa palestra: “Nas sociedades líquido-modernas deve-se modernizar-se ou corre-se o risco de perecer. É uma vida precária, vivida em condições de incerteza constante, com uma sucessão de reinícios. As trocas subjetivas encontram-se inadequadas, comprometendo os laços sociais”

E, continua, Bauman: “Ligações frouxas e compromissos revogáveis são os preceitos que orientam os laços entre os indivíduos. Ligar-se ligeiramente a qualquer coisa que se apresente e abandoná-la rapidamente é o que conta. Viver no presente e pelo presente, obtendo o máximo de satisfação possível, evitando as inquietações e sofrimentos, priorizando os finais rápidos e indolores, pois sem eles seria impossível recomeçar, é um imperativo. Vivemos em uma sociedade de valores voláteis, descuidada do futuro, egoísta e hedonista, onde a velocidade e não a duração é o que importa. As recentes crises econômicas mundiais, o alto índice de desemprego nas grandes cidades, o ritmo exigente e destrutivo dos mercados, bem como a falta de perspectivas num futuro melhor, tem ocasionado profundas mudanças tanto nos sujeitos quanto nas sociedades”. 

Finalizando: “Observa-se uma perda da subjetividade. O sentimento de impotência agrava-se, o autorrespeito, a autoestima e a autoconfiança encontram-se debilitadas. Cresce o medo de tornar-se obsoleto, defasado, dispensável. O ritmo e a velocidade dos acontecimentos assombram os indivíduos, que cada vez mais temem ficar para trás, perder o momento certo das mudanças. Vivendo num ritmo acelerado, os indivíduos encontram-se pressionados e angustiados diante das exigências do mundo globalizado”. 

O CEFAS

O CEFAS – Centro de Formação e Assistência à Saúde, desde 1996 oferece cursos de formação e de pós-graduação em Psicanálise e psicoterapias e promove a profissionalização e a formação continuada nas áreas da saúde mental, das ciências sociais e da psicopedagogia. O CEFAS realiza intensa contribuição nos variados campos da psicanálise aplicada, psicologia social, psicologia clínica, educação terapêutica e arteterapia. 

Contato: prof. Antonios Terziz, diretor acadêmico – Tels. 3252 7521, 3251 9028

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com