Connect with us

Nossa Cidade

Cemitérios municipais devem receber 200 mil pessoas em Finados

O período de Finados deve levar cerca de 200 mil visitantes aos cemitérios públicos da Saudade, Nossa Senhora da Conceição (Amarais) e do Distrito de Sousas, em Campinas. A estimativa é da Setec (Serviços Técnicos Gerais), autarquia municipal que gerencia os três campos santos públicos da cidade, que funcionarão em horário especial, das 6h às 19h, no Dia de Finados. Haverá transporte interno para idosos e pessoas com deficiência.

 

 

Até o Dia de Finados, celebrado no próximo sábado, 2 de novembro, a previsão é que 200 mil pessoas passem pelos campos santos. O maior fluxo é esperado para o sábado, mas a visitação aos cemitérios já registrou aumento desde o último final de semana, segundo a Setec.

 

 

Como preparação para o Dia de Finados, foi realizado um mutirão de limpeza e manutenção nos cemitérios municipais por funcionários da Setec em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Nesta época que precede do dia de celebrar a memória dos mortos, também é comum que familiares limpem as sepulturas e levem flores.

 

Segundo o presidente da autarquia municipal, Arnaldo Salvetti, “há mais de um mês as equipes dos três cemitérios intensificaram o trabalho de limpeza e arrumação geral, visando o melhor atendimento à população”. Além da estrutura que os cemitérios já dispõem, serão instalados sanitários químicos e tendas para distribuição de água. Uma parceria com a Sanasa disponibilizará a água potável para os visitantes nos três cemitérios.

 

 

Diversas estruturas públicas serão mobilizadas para o atendimento da população durante o feriado de Finados. Além de funcionários da Setec, Guarda Municipal, Polícia Militar, Samu e Emdec atuarão em conjunto para garantir a tranquilidade dos visitantes que passarão pelos cemitérios.

 

 

Uma área que mereceu especial atenção foi a da Segurança. Instalações elétricas especiais foram feitas no Cemitério da Saudade para permitir a permanência de uma base móvel da Guarda Municipal de Campinas, que realizará o monitoramento do local com câmeras capazes de vigiar toda a área próxima e o interior do cemitério. As câmeras são interligadas à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp), o que garantirá ação mais rápida e eficaz em caso de alguma ocorrência.

 

 

Os fiscais da Setec também atuarão no entorno dos cemitérios para coibir panfletagem e venda de flores e velas por comerciantes ambulantes não credenciados. Somente poderão comercializar produtos aqueles permissionários cadastrados na autarquia e que já atuam nas bancas nas imediações.

 

 

Horários

 

Os cemitérios municipais de Campinas funcionarão das 7h às 18h durante os dias de semana e no domingo. No sábado, dia 2 de novembro, o horário de visitação será ampliado para das 6h às 19h.

 

Também no sábado, Dia de Finados, serão celebradas missas em memória dos mortos nas capelas dos cemitérios municipais. No Cemitério da Saudade e no Nossa Senhora da Conceição (Cemitério dos Amarais), as celebrações serão às 7h, 8h30, 10h30, 14h e 16h. No Cemitério de Sousas, a missa será realizada apenas às 9h.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com