Connect with us

Nossa Cidade

Centro de Cultura Fazenda Roseira será reformado com investimento de R$ 700 mil

A Prefeitura de Campinas deu um passo importante para viabilizar a reforma da sede do Centro de Cultura Fazenda Roseira. O processo licitatório foi finalizado e a homologação da empresa responsável pelo serviço foi publicada nesta segunda-feira, 14 de julho, no Diário Oficial. A empresa Oldserv Construtora Ltda executará a obra por R$ 700.183,06. O recurso é fruto de uma emenda parlamentar federal. Com a publicação de hoje no Diário Oficial, o contrato será elaborado e assinado. Em seguida, acontece a emissão da ordem de serviço para que, após, a empresa comece a obra. Todo o cronograma será acompanhado e atualizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

A intervenção será conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e inclui uma série de melhorias estruturais e de acessibilidade. Entre os principais serviços previstos no memorial descritivo estão a troca completa do telhado, das instalações elétricas, de todas as janelas e portas, bem como do forro e dos pisos de madeira da varanda e da sala de costura.

Durante a obra, também será construída rampa acessível externa. Além disso, um dos sanitários do local será adaptado para atender às normas de acessibilidade. A pintura será refeita em toda a edificação, tanto nas áreas internas quanto externas.

A reforma contempla ainda tratamento de trincas estruturais com reforço em aço; substituição de vigas de madeira da varanda com escoramento técnico; instalação de esquadrias em madeira de qualidade como cedro, angelim e itaúba; troca de vidros, fechaduras, ferragens e aplicação de pintura anticorrosiva em itens metálicos e aplicação de pisos podotáteis (com relevos e texturas distintas, que pode ser sentido pelo tato dos pés).

O espaço da Fazenda Roseira é um importante símbolo da memória negra em Campinas. Com a reforma, o espaço poderá ser revitalizado sem perder sua originalidade, reforçando seu papel como polo de cultura afro-brasileira, formação e convivência.

 

“Estamos muito felizes com essa iniciativa, ainda mais no mês de aniversário de Campinas. A Comunidade Jongo Dito Ribeiro comemora esse avanço da parceria com o setor público. É muito importante para a comunidade ter essa reforma. Nós da Associação do Jongo que captamos esse valor com o Deputado Orlando Silva, do PCdoB. Isso abre caminho para atrair mais espaços de apoio”, explica Alessandra Ribeiro, gestora cultural da Fazenda Roseira, ao comentar como a entidade buscou os recursos financeiros para a realização da obra.

 

“O local abriga o Centro de Referência do Jongo do Sudeste, sendo articulador das ações de apoio às comunidades jongueiras de todo o Brasil. Além das atividades culturais que atraem a população de toda a cidade, a Casa de Cultura Fazenda Roseira tem desenvolvido projetos internacionais, recebendo visitantes da Europa e da África para missões de intercâmbio. A requalificação física vem em um momento estratégico para fortalecer a agenda cultural e garantir mais segurança e acessibilidade ao público”, explica o Diretor de Cultura da Prefeitura de Campinas, Gabriel Rapassi.

Copyright ©2014-2022 NoticiasCampinas.com.br. Todos os direitos reservados. Contato: noticiascps@gmail.com